Importância das Novas Tecnologias e Sistemas de Informação ao serviço das empresas

O despoletar das Novas Tecnologias e dos Sistemas de Informação permitiram uma nova postura empresarial e quase todas as organizações atualmente já adotam esta realidade.

Ruben Soares
3 de Agosto de 2016

O despoletar das Novas Tecnologias e dos Sistemas de Informação permitiram uma nova postura empresarial e quase todas as organizações atualmente já adotam esta realidade.

A tecnologia tem-se imposto, de tal maneira no seio empresarial, que não podemos descurar o facto de que, sem esta, nenhuma empresa poderá competir de igual forma, se não estiver aberta a esta realidade.

 Esta tem um grande potencial inovador que se tem refletido em todos os aspetos da nossa sociedade, no sentido em que muda toda a forma de trabalhar e as formas de comunicar e de informar.

A Informação assume então, hoje em dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental a nível da empresa na descoberta e introdução das Novas Tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e ainda na planificação de toda a atividade. Podemos destacar como exemplos a cloud e a mobilidade como os novos paradigmas que as empresas de sucesso estão a acompanhar.

Estas impulsionam o progresso, conduzem a inovações, aumentam a riqueza e atraem novos investimentos. Em simultâneo, permitem um aumento da eficiência e a redução dos preços, bem como melhoram os serviços ao cliente, a qualidade e a variedade dos produtos.

A introdução de Sistemas de Informação numa empresa provocam um conjunto de alterações, nomeadamente ao nível das relações da organização com o meio envolvente em termos de eficácia e ao nível de impactos internos na organização no que respeita à eficiência.

Têm reconhecidamente impactos ao nível interno das organizações, quer na estrutura orgânica e no papel de enquadramento/coordenação, quer ao nível psicossociológico e das relações pessoais no subsistema de objetivos e valores das pessoas que trabalham nas organizações, bem como no subsistema tecnológico.

Estas soluções carecem de acompanhamento preventivo e reativo e, em qualquer atividade e área de negócios ter as ferramentas adequadas e sobretudo funcionais, torna-se fundamental para agilizar os processos de trabalho. A sua gestão e inserção na estratégia empresarial são um fator chave na criação de valor acrescentado e das vantagens competitivas para a empresa. Se, por um lado, ajudam a detetar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência. Vão permitir às organizações a oferta de produtos a preços mais baixos que, aliados a um bom serviço e à boa relação com os clientes, resultam numa vantagem competitiva adicional, através de elementos de valor acrescentado cujo efeito será a fidelidade dos clientes.

O ambiente empresarial está, acima de tudo a adaptar-se a esta realidade mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível e, cada vez mais dependente de informações e de toda a infraestrutura tecnológica que permite a gestão de enormes quantidades de dados. Temos como um bom exemplo a adoção de softwares de gestão.

Para que um Sistema de Informação seja efetivamente eficaz, é indispensável que esteja assegurado o rápido intercâmbio de informação entre os vários sub-sistemas e que todas as áreas da empresa estejam ligadas entre si. Por exemplo, num software de gestão temos a informação detalhada do cliente, desde as compras efetuadas, contactos, faturas, pagamentos, entre outras informações relevantes.

O cruzamento da informação permite retirar do processo todo o seu potencial para uma gestão global eficaz da organização. Só assim, os diversos departamentos ou unidades de uma empresa podem-se complementar e deslocarem-se todos na mesma direção.

Em suma, é necessário dar respostas adequadas e customizadas aos clientes, que se afirmem como implementações de futuro e que os ajudem a encontrar soluções que os façam crescer.

 

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