A importância da otimização dos Websites com as novas ferramentas digitais

Atentos à necessidade atual de qualquer empresa/organização ter um website com visibilidade e com destaque nos motores de busca, nomeadamente no Google, consideramos

Ruben Soares
22 de Março de 2017

Atentos à necessidade atual de qualquer empresa/organização ter um website com visibilidade e com destaque nos motores de busca, nomeadamente no Google, consideramos ser extremamente útil a adoção de ferramentas digitais que possam influenciar de forma substancial a performance do respetivo website.

Uma empresa que tenha um website já teve com certeza a necessidade de ser encontrada na internet e, para isso, quando a produção regular de conteúdos e outras iniciativas de divulgação não permitem atingir os resultados pretendidos, o Google AdWords demonstra ser uma boa opção, na medida em que é uma forma simples e rápida de ter visibilidade e, consequentemente, ter um maior número de acessos ao website.

Existem ações necessárias para uma correta gestão de campanhas Google Adwords, nomeadamente na criação, configuração e acompanhamento das mesmas. Desde as definições gerais de campanha, segmentação por país, dispositivo (desktop/telemóvel), entre outros. Este tipo de configurações pode ser feito individualmente ou com o apoio de empresas especializadas na área.

É possível ter acesso e gerir um orçamento diário, desenhar os anúncios considerando o objetivo da campanha, definir as palavras-chave, acompanhar o valor de oferta das mesmas e definir um valor máximo diário, identificar as palavras-chave negativas e efetuar o respetivo ajuste, entre outras tarefas que podem ser geridas no Google Adwords.

Uma das vantagens do Google Adwords é a integração com o Google Analytics que é uma ferramenta de web analytics gratuita, que permite monitorizar a origem e o comportamento dos utilizadores no website. Permite ter acesso às diversas estatísticas de visitas como por exemplo: navegador, localização geográfica do visitante, resolução utilizada,  sistema operativo, entre outros dados.

Com o Google Analytics poderemos concentrar os esforços de marketing em campanhas e ações que ofereçam o melhor retorno do investimento (ROI) e optimizar o website de forma contínua, atraindo mais visitantes, potenciais clientes e aumentar a retenção dos clientes online.

Para além de campanhas Adwords, podemos ainda tentar influenciar o chamado posicionamento orgânico nos resultados de pesquisas do Google e outros motores de busca utilizando algumas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento do website nos motores de busca.

Com o SEO bem implementado aumentamos o potencial de visitas, ganhar novos clientes aumentar as vendas, o número de visualizações de página, entre outras vantagens.

É importante realçar que a utilização de técnicas de SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos utilizadores. É também um trabalho contínuo, mas que garantirá o bom posicionamento do website nas pesquisas.

Em suma, recorrer a estas ferramentas digitais permite-lhe posicionar e manter o website com destaque nos resultados dos motores de busca. Além disso, é importante que este tenha conteúdos relevantes para gerar mais tráfego qualificado de pessoas com interesse claro de conhecer ou obter a informação acerca dos produtos e serviços apresentados no website.

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