A importância de partilhar conhecimento e experiências

Damos conta que as tecnologias nos dominam quando elas influenciam a forma como interagimos, como nos relacionamos, como trabalhamos e como dependemos delas para ter uma vida que nós próprios consideramos “normal”.

Samuel Soares
31 de Março de 2018

Damos conta que as tecnologias nos dominam quando elas influenciam a forma como interagimos, como nos relacionamos, como trabalhamos e como dependemos delas para ter uma vida que nós próprios consideramos “normal”.
Hoje em dia, a realidade das PMEs é que não podem esperar que o cliente surja por iniciativa e de livre vontade. Já não é suficiente. A concorrência fortificou-se e a quantidade de informação que chega ao consumidor é tanta, que sentimos necessidade de que seja filtrada antes de a rececionarmos.

Transformar o Conhecimento em Rentabilidade

A busca de conhecimento tem de ser incessante para que haja progresso e evolução. Em alturas mais rigorosas de crise é quando melhor nos apercebemos do desânimo que predomina nos empresários e esse é o sinal a que devem estar atentos, porque determina necessidade de mudança.
Muitas vezes, torna-se difícil desbloquear a ação que irá transformar os resultados e conduzir ao sucesso. Por vezes passa pelo mindset, que não está focado na direção certa.
Por vezes, uma abordagem externa sobre os temas que nos interessam é suficiente para nos despertar e encontrar um novo foco. Esse pode ser o segredo, a parte da fórmula que faltava para criar uma melhor pessoa ou profissional. E quando essa transformação se traduz em vantagem financeira, em rentabilidade e produtividade, podemos estar a falar de recuperar a vitalidade das empresas.
Esse conhecimento pode ser adquirido de diferentes formas, em vários formatos como tertúlias, workshops, webinares, demonstrações, entre outros.
Apercebemo-nos que ao criar a Academia Samsys as pessoas nos agradeciam por lhes proporcionarmos experiências de formação e de networking que acabava por, indiretamente, enriquecer as suas empresas e a elas próprias, de forma gratuita!

Repensar Estratégias e Procedimentos

É preciso encontrar os sítios certos para descobrir onde vão ser abordados os temas que nos interessam, experiências que nos coloquem alerta, com a energia certa e capaz de transformar qualquer pensamento pessimista em algo positivo e cativante. A visão que temos sobre levar conhecimento e partilhar experiências vem desde 2012, ano em que organizámos o primeiro DDC Samsys. Este é um evento anual onde não se fala da empresa organizadora, mas sobretudo de técnicas que acrescentam valor às pessoas enquanto Seres Humanos.
O surgimento da ideia de levar valor à comunidade teve origem numa altura de abrandamento da economia portuguesa, que não foi de imediato identificado como estrutural, devido ao grande desenvolvimento económico que decorreu na década de 90.

Em 2011, a Samsys percebeu pelos lamentos que recebia de clientes que ou agia rapidamente, ou a vida dessas empresas podia estar comprometida. Por consequência, a Samsys poderia também ficar colocada em risco.

Desde então, o investimento nestes eventos tem sido crescente e o retorno também. Não apenas para a organização, mas para quem assiste a palestras sobre neuromarketing, linguagem gestual, desafios na contratação, rentabilizar presença online, entre muitos outros.
Assim reconhecemos que se filtrarmos aquilo que as pessoas querem saber, com pessoas verdadeiramente inspiradoras, que dominam os temas abordados, indiretamente, levamos benefício às empresas, o que melhora a realidade das empresas na sociedade local. Por este motivo, o investimento é, cada vez mais justificado.


Três características essenciais neste tipo de eventos:
a. Levar positivismo
b. Tirar apontamentos
c. Cartões de visita para fazer networking

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go