A geração mais nova na liderança da Empresa Familiar

A continuidade do negócio de uma empresa familiar ao longo dos tempos, para além na necessária competitividade nos mercados de atuação, passa também por assegurar a passagem do testemunho da sua liderança.

António Costa
1 de Março de 2018

A Edelman, uma empresa global especializada em comunicação de marketing, no seu mais recente barómetro de confiança com enfoque nas Empresas Familiares, apresenta uns dados relativos à nova geração de líderes, proporcionados pelos seus inquiridos, dignos de reflexão:


  • quase dois terços consideram que vão gerir mal a empresa;
  • 53% que eles são menos dotados que os seus antecessores;
  • 56% salienta a menor implicação e dedicação à empresa.

Associando estes resultados à realidade de que ser descendente de empresários não é caraterística suficiente para se assumir a liderança da sociedade familiar, a sua efetivação, para além da formação profissional ou académica, deve exigir capacitação noutros elementos relevantes, sobressaindo de entre eles:

1. Assunção de valores e atitudes: sentir e captar as práticas - desde que se nasce - em casa, na escola, na vida em sociedade e eternamente na empresa;

2. Especificidades do negócio e suas atividades: realizar experiências empresariais na idade adolescente, estágios, experiências em entidades externas e depois na incorporação a trabalhar na empresa; 

3. Trabalho em equipa e liderança: exercer funções como membro integrante de equipas de trabalho e, quando adequado, de liderança; 

4. Transição e convivência intergeracional: assumir crescentemente responsabilidades diretivas, partilhar o trabalho e fazer equipa com os líderes a suceder;

5. Conduzir a organização: liderar o órgão de gestão da sociedade, trabalhar em equipa e pensar que está na hora de começar a preparar os seus sucessores.

Como os empresários familiares e as famílias empresárias possuem uma característica comum - enorme preocupação pela boa formação dos seus filhos – os seus descendentes normalmente são portadores de atitudes, habilidades e conhecimentos e que lhes permitem transformarem-se em grandes profissionais: na empresa da família ou em qualquer outro local que se sintam realizados e felizes.

Fonte: Trust Barometer. Special Report Family Business, Edelman, 2017



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