A Edelman, uma empresa global especializada em comunicação de marketing, no seu mais recente barómetro de confiança com enfoque nas Empresas Familiares, apresenta uns dados relativos à nova geração de líderes, proporcionados pelos seus inquiridos, dignos de reflexão:
Associando estes resultados à realidade de que ser descendente de empresários não é caraterística suficiente para se assumir a liderança da sociedade familiar, a sua efetivação, para além da formação profissional ou académica, deve exigir capacitação noutros elementos relevantes, sobressaindo de entre eles:
1. Assunção de valores e atitudes: sentir e captar as práticas - desde que se nasce - em casa, na escola, na vida em sociedade e eternamente na empresa;
2. Especificidades do negócio e suas atividades: realizar experiências empresariais na idade adolescente, estágios, experiências em entidades externas e depois na incorporação a trabalhar na empresa;
3. Trabalho em equipa e liderança: exercer funções como membro integrante de equipas de trabalho e, quando adequado, de liderança;
4. Transição e convivência intergeracional: assumir crescentemente responsabilidades diretivas, partilhar o trabalho e fazer equipa com os líderes a suceder;
5. Conduzir a organização: liderar o órgão de gestão da sociedade, trabalhar em equipa e pensar que está na hora de começar a preparar os seus sucessores.
Como os empresários familiares e as famílias empresárias possuem uma característica comum - enorme preocupação pela boa formação dos seus filhos – os seus descendentes normalmente são portadores de atitudes, habilidades e conhecimentos e que lhes permitem transformarem-se em grandes profissionais: na empresa da família ou em qualquer outro local que se sintam realizados e felizes.
Fonte: Trust Barometer. Special Report Family Business, Edelman, 2017