Até onde quer ir na proteção da sua empresa?

Konica Minolta e SOPHOS partilharam tendências e inovações de cibersegurança.

1 de Março de 2019

A Konica Minolta realizou um evento no seu Innovation Center, em Lisboa, para debater as preocupações de cibersegurança com o apoio da Sophos.

De facto, ao longo dos últimos anos a Konica Minolta tem impulsionado as parcerias com empresas diferenciadoras para poder proporcionar aos seus clientes as soluções adequadas aos seus negócios. Do ponto de vista da cibersegurança a SOPHOS mostrou ser o parceiro ideal pela capacidade de oferecer soluções end-to-end integradas. 

Mudança de paradigma: o ransomware veio para ficar

De acordo com o estudo The State of Endpoint Technology Today (SOPHOS, 2018), se recuarmos alguns anos, a forma principal de ciberataque era o malware, atualmente designado de malware comum, que perfaz cerca de 12% dos ciberataques de hoje em dia. Existe, claramente uma mudança de paradigma, sendo que uma das ameaças que está em crescimento e que é, atualmente, um dos maiores problemas a nível mundial é o ransomware. No estudo referido, mais de 54% das organizações afirma já ter sido atacada por ransomware no último ano, e cerca de 85% ou já foram atacados ou esperam vir a ser num futuro próximo.  A par disto, mais de 50% das organizações em estudo afirmam não ter proteção anti-ransomware, sendo algo que as organizações devem ter em consideração.

Mobile first falha na segurança

Estamos a viver na era mobile, os smartphones e os tablets são utilizados no nosso quotidiano para uma infinidade de tarefas, incluindo as organizacionais. Estes dispositivos móveis ganharam uma importância crescente, nos últimos anos, e no âmbito da segurança são um ponto de acesso para ciberataques. Os colaboradores têm informação importante, e por vezes, confidencial referente às suas organizações e podem ocorrer fugas de dados pelo facto destes dispositivos não estarem devidamente protegidos. De acordo com a Privacy Rights Clearinghouse cerca de 14% das razões que justificam as perdas de dados das empresas estão relacionadas com os dispositivos móveis. 

Proteção tradicional endpoint não é suficiente

Algumas organizações já começaram a tomar ações de segurança, como resultado dos elevados ataques de ransomware que têm ocorrido, contudo são medidas inadequadas. Segundo os dados do The State of Endpoint Technology Today (SOPHOS, 2018), o custo de retificar o impacto de um ataque de ransomware é muito elevado, sendo que o custo médio ronda os 133.000 dólares. Tendo isto em consideração, as organizações devem assegurar-se de que possuem as tecnologias de segurança mais adequadas, com capacidades anti-ransomware, e não apenas as tecnologias de segurança tradicionais.

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go