Recrutar em tempo de crise

Que importância assume o seu CV?

Maria Fonseca
18 de Junho de 2020

 

No mercado de trabalho atual e num cenário de crise, a Gestão de Recursos Humanos precisa ser ainda mais estratégica e menos tecnicista e administrativa. O Gestor de Recursos Humanos tem um papel fundamental sendo capaz de compreender as necessidades da organização e assumindo um papel primordial na sustentabilidade do negócio através das Pessoas. Para isso terá de conseguir atrair e reter, motivar e desenvolver o melhor talento, os melhores profissionais.

Se as empresas procuram os melhores profissionais, estes procuram “a melhor empresa para trabalhar”, existindo uma consciência crescente da necessidade de se destacarem num mercado VICA- Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA, em inglês), que muda a uma velocidade demasiadamente acelerada e, mais grave, sem destino certo.

Ter o seu Curriculum Vitae sempre atualizado é extremamente importante e útil, pois a qualquer momento poderá ter de recorrer a este instrumento de apresentação profissional. Os Curricula são, muitas vezes, o primeiro contacto entre a empresa e os profissionais, pelo que se deve colocar algum cuidado na sua elaboração e preparação.

Mas qual é, de facto, o papel do Curriculum no processo de Recrutamento e Seleção e que relevância tem para a inserção no mercado de trabalho (numa situação de desemprego) ou para uma mudança de emprego (numa perspetiva de evolução de carreira)? E quais são os aspetos mais importantes na produção de um Curriculum?

O que se constata, em alguns estudos científicos, é que a análise curricular não é o ponto mais forte do processo de Recrutamento e Seleção, não sendo suficiente para que o candidato considere que se consegue destacar dos demais candidatos, sobretudo, tendo em conta o Curriculum tradicional no qual constam apenas as habilitações, experiência e formação complementar. Neste modelo torna-se difícil ao Gestor de Recursos Humanos perceber se alguém tem facilidade para o trabalho em equipa, comunicação eficaz, relações interpessoais ou outras competências necessárias ao bom desempenho da função a que se candidata.

Deste modo, o acréscimo de informações adicionais age como fator de diferenciação entre os candidatos, devendo assim incluir-se a participação em projetos comunitários, voluntariado, ações em instituições sem fins lucrativos, educativas, desportivas, culturais, de saúde, etc.

Numa altura em que as empresas são mais sensíveis às ações sociais e ao seu papel na Responsabilidade Social, estas informações podem diferenciar o profissional, dando alguns indícios do seu Perfil de Competências e dos seus Valores.

O Recrutamento e Seleção com base em Competências visa reduzir a disparidade entre as competências disponíveis na empresa e as competências necessárias à excelência do desempenho e à realização do objetivo empresarial. Esta forma de seleção reduz a contratação baseada em impressões e simpatia.

Conclui-se que o Curriculum Vitae tem relevância como primeira forma de triagem, sendo necessário, no entanto, que este vá de encontro às exigências do Perfil da Função requerido pela organização. Para tal, deve demonstrar algumas competências e habilidades que destacam o candidato com um currículo mais rico e mais adequado à função a que se candidata.

Artigo em formato PDF

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go