SANGUINI SHIRISH
Bancária
Fotografias D.R.
Liderar à distância
A pandemia mundial que vivemos em 2020 obrigou as organizações a reinventarem-se, impulsionando fortemente o trabalho remoto e a necessidade de liderar à distância, levando assim a uma verdadeira revolução tecnológica. Como manter a equipa motivada, organizada e, acima de tudo, comprometida com a empresa, mesmo trabalhando a distância?
No atual contexto, as organizações e os seus líderes tornaram-se menos sépticos relativamente ao trabalho à distância, e mais conscientes do impacto positivo que este modelo de organização pode trazer para os colaboradores e respetivas famílias.
Mas também há enormes desafios: conciliação do trabalho com os filhos e familiares, tarefas domésticas, atividade desportiva, reuniões, prazos, e outras responsabilidades, tentando não descurar a qualidade.
Nesta realidade, o executivo sénior continua com a necessidade de coordenar a equipa e os projetos, mas sem a proximidade física, com o fator de motivação visto como um verdadeiro desafio.
Uma das grandes vantagens de ter o líder por perto é a possibilidade de esclarecer dúvidas, por isso, mesmo à distância, ele tem de estar disponível. De facto, é preciso estar presente e contactável, com uma ligação premiada pelo respeito e pela confiança, onde a comunicação constante assume uma maior dimensão.
Mais do que nunca, manter um diálogo transparente é muito importante para que se construam relações de confiança e para um alinhamento entre os colaboradores e a empresa.
Nesta realidade, com o líder à distância, é essencial maximizar a organização, o planeamento e a capacidade real de delegação, com a equipa necessariamente a assumir uma maior autonomia, que deve ser respeitada e alavancada. Porém, é importante que a liderança consiga alinhar o processo, deixando as expectativas e prazos bem claros, transmitindo uma definição muito clara das responsabilidades e prioridades individuais e coletivas.
Algumas das estratégias que parecem resultar melhor neste modelo são as reuniões com vídeo, pois o nosso cérebro é social e foi desenhado para obter informações com base no que vemos e ouvimos, ou seja, ele precisa de interações visuais e auditivas. A linguagem corporal ganha destaque nesta forma de comunicação. Também é importante a definição de uma agenda fixa de reuniões de equipa, não só para alinhamento de estratégias ou pontos de situação, mas também para partilha de resultados em equipa e dos objetivos e metas a atingir.
Quanto maior for o sentimento de pertença, maior será o envolvimento e alinhamento dos colaboradores com a empresa e com os projetos. O feedback regular e a comunicação constante parecem ser a chave para aumentar o compromisso dos vários elementos da equipa.
Utilizando os recursos digitais certos, a equipa pode manter-se unida e ligada de forma autêntica ao mesmo propósito profissional.