30 de Dezembro de 2020





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CLÁUDIA PRAGANA

Assessora em programas de melhoria contínua


Fotografias D.R.


SantaClaus Inc . - Uma análise às melhores práticas


A SantaClaus Inc foi fundada pelo S. Nicolau, na Turquia do século III, e mantém-se no seio da família até hoje. Internacionalizou-se, no século XVIII, com a sua primeira delegação na Alemanha mas hoje tem sede na Lapónia, de onde opera para todo o globo.




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razer felicidade a cada pessoa e promover o com­portamento cívico - é o moto da empresa que tem o compromisso de fazer chegar uma prenda de natal a todos aqueles que tenham no decurso do ano demonstrado um com­portamento exemplar.


Cultura e Organização

A organização é do mais simples possível: sob a supervisão interventiva do seu CEO, esta divide-se organicamente no departamento de produção, de expedição e de serviço ao cliente, partilhando entre todos objetivos para a cadeia de valor .

O mote é claramente vivido por todos quantos se juntam à equipa, natu­ralmente adaptada à natureza sazonal da sua atividade e esta flexibilização não compromete o ambiente de profunda cooperação das equipas multifuncionais.


Melhoria Contínua

Os objetivos estratégicos são apadrinhados por todos e as iniciativas daí resultantes podem sentir-se no trabalho desenvolvido entre as várias equipas, que se desdobram na melhoria sistemática dos processos, em que estão envolvidos, e na agilidade do sistema como um todo.


Orientação ao Cliente

Não há excelência sem a absoluta orientação ao cliente. Com resultados nos elevadíssimos níveis de satisfação e fidelização, que se têm traduzido em volumes sempre crescentes, excedendo já os 600 milhões de clientes. 

Este é sem dúvida a primeira evidência de Excelência da SantaClaus.


Gestão do gemba

As equipas do gemba gerem com mestria o elevado volume e a complexidade que resulta do grande mix de produtos e de destinos. Os processos são sistematizados em primeiro lugar para prevenir erros quer na produção, quer na expedição, mas têm também resultado numa crescente produtividade e polivalência sem compromisso da flexibilidade fundamental à natureza sazonal destas operações.


Ênfase no fluxo

O cumprimento dos prazos de entrega é naturalmente uma das principais preocupações dos clientes que recorrem à SantaClaus e isso reflete-se no empenho colocado e na forma oleada com que os processos se articulam. Como resultado as encomendas são produzidas e entregues escrupulosamente entre a noite de 24 e a manhã de 25 de dezembro, num desafio de logística inigualável em todo o mundo.

Operando a partir de um centro de consolidação estrategicamente posicio­nado no Polo Norte, a equipa de 8 renas, 


sob a direcção do Rudolfo, realiza distâncias superiores a duas centenas de milhões de quilómetros em poucos dias.

Os seus equipamentos com tecnologia topo de gama chegam a bater a própria velocidade da luz, razão pela qual não os possamos sequer ver cruzar os céus até porque não consomem combustíveis fosseis numa total consciência ambiental.


Desafios atuais

    Feita esta análise ao sistema operacional, questionados quanto ao futuro, a SantaClaus Inc, garante que está a fazer a transformação digital e a criar uma App onde possa receber todas as encomendas e processar mais eficazmente os pedidos.

    Estão convictos de que o programa de melhoria contínua continuará a dar frutos permitindo responder às solicitações crescentes. Ao mesmo tempo que permitirá continuar a desenvolver competências, a reter e a atrair talentos e a identificar sucessores capazes de enfrentar o futuro na linha da cultura da organização

    Por último, e a pedido expresso da equipa, transmitimos os seus desejos de Festas Felizes.


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