30 de Dezembro de 2020





IMG




CARLA SEPÚLVEDA

CEO Believe2Win, Consultora e Gestora de Projetos Internacionais


Fotografias D.R.



Upskilling e Reskilling: Aprendizagem ao Longo da Vida como resposta aos desafios da mudança



Novos tempos, novas necessidades, novas oportunidades!

Assim foi e assim será, sempre, a partir daqui!




C

om certeza que tem presentes alguns dos seus pensamentos nos últimos dias do secundário ou da uni­ver­­si­dade e como se sentiu aliviado(a) por estar a fazer as provas finais de ciclo, assumindo que seriam os últimos exames da sua vida...

Pois é... depressa percebeu que a integração no mercado de trabalho e a vida profissional requerem um inves­timento constante em conhe­cimento e que qualquer que seja o posto de trabalho que assuma, em qualquer fase da sua vida, este constitui um ambiente de aprendizagem permanente, intenso e competitivo, e por isso torna-se impe­rativo acompanhar as mutações e ten­dências do mercado de trabalho, por forma a nos mantermos apetecíveis e não estagnarmos nas funções em exercício e cargos ocupados.

As rápidas e profundas mutações e transformações que o mundo está a sofrer atualmente, pondo diariamente as empresas à prova, fazem com que pelo mundo fora se enfrentem novos desafios e se acelere o surgimento de novas profissões que requerem obrigato­ria­mente novas competências profissionais.

O mundo está a mudar tão rapi­da­mente que os profissionais são obrigados a prepararem-se já, quer para estas mudanças quer para o acompa­nhamento do mercado de empre­go presente e futuro. Assim nascem concei­tos como Upskilling e Reskilling para os profissionais desta nova era.

A procura de novas skills, habilidades e/ou competências, toma corpo e aparece no centro das novas exigências no seio das organizações, onde cada colaborador é constantemente posto à prova e, por isso, incentivado à procura constante de atualizações e especializações de com­petên­cias que revertam a favor da melhoria continua da sua performance profissional de forma a agregar valor à organização para a qual trabalha - Upskilling.

Por outro lado, reajustar rotas profissionais, apostando na reconversão profissional, adquirindo novas habili­da­des que possibilitem uma nova oportu­nidade no mercado de emprego torna-se imprescindível para todos aqueles que em sequencia deste atípico ano deixaram de estar no ativo e necessitam de regressar ao mercado de emprego com a maior urgência - Resklling.

A era da inovação tecnológica, a par da transformação da economia, das ______

alterações na procura do consumidor, já há muito que vinha mostrando a cres­cente necessidade de uma maior quali­ficação dos Recursos Humanos das orga­ni­zações, quer através da atua­lização, do aperfeiçoamento, da recicla­gem e/ou es­pe­cialização em determi­nadas áreas de formação. Este acelera­mento recente, a necessidade de novas adaptações diárias repentinas e a procura de novas colo­ca­ções no mercado de trabalho traduzem a verdadeira im­por­tância deste processo.

A aprendizagem ao longo da vida através do investimento na qualificação profissional terá de ser o novo normal. Porque um mundo tão volátil, complexo, ambíguo e que muda a alta velocidade exigirá sempre aos profissionais uma permanente atualização do seu conhe­ci­mento. Em termos práticos, será o mesmo que dizer que a Aprendizagem ao Longo da Vida e a aposta nas compe­tências do futuro nunca fez tanto sentido como hoje e para aqueles que resistiam à mudança de hábitos profissionais e à constante atualização de conhecimentos, a procura de novas competências pro­fissionais que agregue valor ao seu dia-a-dia e abra novas portas, convençam-se que não poderão deixar de investir no seu desenvolvimento, humano e pro­fissional, em qualquer fase da vida.



Newsletter Start&Go