Desperte a criança que há em si!

Toda a criança é naturalmente empreendedora. Recorda-se de quando tinha poucos anos de vida? Não? Vou convidá-lo a recuar aos tempos de infância.

Sara Cardoso
1 de Outubro de 2014

Toda a criança é naturalmente empreendedora. Recorda-se de quando tinha poucos anos de vida? Não? Vou convidá-lo a recuar aos tempos de infância.

Tinha começado a dar os primeiros passos, começava a dizer as primeiras palavras, mas tinha um mundo de coisas novas para descobrir e aprender à sua volta. Nos seus primeiros anos de vida era possuidor de características maravilhosas, que hoje são imprescindíveis para se ser empreendedor.

O seu mundo era um conjunto de infindáveis possibilidades, todas elas ao alcance da sua imaginação, tudo merecia ser explorado e o tempo nunca parecia chegar para tudo. Era quase impossível fazê-lo desistir, parar de brincar, ou conter a curiosidade. Tinha de descobrir com todos os sentidos o que o interessava. A motivação era apenas a descoberta do novo, do desconhecido.

Fosse qual fosse a maneira de olhar o mundo, tudo lhe parecia bom e belo. Você era um entusiasta, um otimista que encontrava alegria em tudo o que fazia, contagiando todos os que o rodeavam. Apenas precisava de tempo. Tempo para investir em mais e mais experiências.

Nada o aborrecia, o desmotivava. Estava sempre disponível e motivado a explorar novas situações, novos desafios. Era curioso e arriscava. Tinha a certeza e acreditava que tudo era possível, não via obstáculos. Desconhecia o pessimismo, o medo, a inveja e a frustração.

Claro que nem tudo era fácil, às vezes não corria bem. Caía, mas rapidamente se levantava e voltava a arriscar, tantas quanto fossem necessárias para chegar onde queria. Era tão fácil avançar, seguir em frente, sem medo, incertezas, ou mágoas. E continuava as descobertas e as conquistas.

Na infância não há noção de fracasso, não há motivos para temer o desconhecido, por isso investimos, exploramos, inventamos, sonhamos e criamos como se não houvesse amanhã.

Enquanto crianças somos inconformados, ávidos por aprender e correr riscos. Não temos responsabilidades que nos assombram, sonhos desfeitos que nos enfraquecem e um sistema burocrático que nos desmoraliza.

Mas… Anime-se! A criança que você era reside em si, pronta para agir, para ver o mundo como se fosse pela primeira vez. Sorria! Crie, imagine, invente e reinvente.

Com a ajuda da sua criança interior, irá ter energia e força para descobrir e transformar, terá a capacidade para se levantar depois de cair. Tudo isto ainda é possível, depende simplesmente de si. De acreditar em si e nas suas ideias.

É por isso fundamental que os agentes educativos, pais e escolas, não castrem as competências inatas das crianças e as ajudem a despertar o empreendedor que há em cada uma delas.

Para as crianças nunca é tarde, e o Mundo é para elas uma janela de oportunidades e desafios que nós não sonhamos. Mas elas sonham… e acreditam.

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go