O Futuro do País constrói-se com a Qualidade

Uma das razões pelas quais me tornei um profissional da Qualidade foi um artigo escrito por James Harrington, em 1986, que li quando era estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho.

17 de Outubro de 2014

Uma das razões pelas quais me tornei um profissional da Qualidade foi um artigo escrito por James Harrington, em 1986,que li quando era estudante de Engenharia e Gestão Industrial na Universidadedo Minho. Nesse artigo, Harrington define Qualidade como fazer sempre bem e sempre melhor do que a vez anterior. Estes devem ser os princípios que norteiam as nossas vidas, quer pessoais quer de profissionais da Qualidade.

Com a investigação que faço, juntamente comos meus alunos, procuramos ajudar as organizações a compreenderem e a usarem melhor os conceitos da Qualidade. E esse deve ser o trabalho de todos nós – Profissionaisda Qualidade espalhados pelo mundo. Nós, como sociedade, não teremos futuro se não tivermos Qualidade e o futuro da Qualidade pertence-nos e depende de nós –A Qualidade tem Futuro, O Futuro da Qualidade tem Presente, O Futuro daQualidade Pertence-nos e Faz-se Todos os Dias!

 Um dos mais importantes contributos queprecisamos nesta área nos próximos anos é o de colocar os Profissionais da Qualidade e os Gestores de Topo das organizações a falarem a mesma linguagem.Quando isso acontecer assistiremos, certamente, à integração perfeita daQualidade nas organizações. Hoje em dia isso não acontece. Deixo-vos aqui um desafio – quando fizerem uma palestra numa conferência sobre Qualidade perguntem, no início da sessão, quantos CEO’s ou Gestores de Topo estão presentes na sala. Eu faço sempre esta pergunta… e as respostas que obtenho não vão ser, de certeza, muito diferentes das que vocês vão obter.

 A Qualidade deve ser continuamente compreendida, assimilada e implementada, quer em organizações públicas quer em organizações privadas. Contudo, cada um de nós é responsável por “puxar”pela Qualidade, fazendo cada vez mais e melhor.

 Como a minha formação base é em engenharia,não tenho grandes dúvidas em afirmar que o Futuro da Qualidade depende, acima de tudo, da capacidade de concretização da seguinte expressão (Saraiva et al., 2010):

 

Futuro = Fazer Bemx Fazer Melhor x Fazer Diferente

 

Contudo, as organizações hoje em dia têm de ir mais longe – devem procurar a Excelência. E como fazer isso? A forma mais simples é através da Qualidade, juntando-lhe um ingrediente especial – a Inovação, criando produtos e serviços inovadores e que ao mesmo tempo superemas expectativas dos seus clientes e das restantes partes interessadas (Saraiva et al., 2010).

 

Excelência =Qualidade x Inovação

 

Não é fácil atingir a Excelência. Mas se nada fizermos e nos contentarmos com o mínimo, uma coisa é certa, nunca vamos ser Excelentes. Uma organização Excelente é aquela que alcança resultados superiores através da melhoria contínua dos seus produtos e serviços, que supera as expectativas dos seus clientes, que é reconhecida pelos seus pares e que é sustentável. Não é fácil ter uma organização Excelente, mas é um desafioque deve ser perseguido por todos os Profissionais da Qualidade.

 

Citando José Manuel Durão Barroso,Presidente da Comissão Europeia, aquando do seu discurso proferido no âmbito da Conferência sobre o Ensino Superior no quadro da “Estratégia 2020”, que decorreu em Lisboa em Novembro de 2011 – “Se a Europa quer emergir mais forte desta conjuntura difícil, temos, mais do que nunca, de incentivar o crescimento económico inteligente, assente nas forças motrizes do conhecimento e da inovação. Esta é a única forma de construir uma economia mais sustentável para o futuro”. Na prossecução deste futuro sustentável, a Qualidade desempenha um papel fundamental.


Referências bibliográficas

Saraiva, P., Orey, J. Sampaio, P., Reis, M., Cardoso, C., Pinheiro, J.,Tomé, L., “O Futuro da Qualidade em Portugal”, Associação Portuguesa para aQualidade, Lisboa, 2010.




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