BySIde - Foco na atividade e capacidade de Inovação

A byside é uma empresa sediada no Porto e que, em tempo real, oferece numa única plataforma de marketing online: informação, conhecimento, personalização e contacto multicanal.

Mónica Monteiro
31 de Julho de 2015

A byside é uma empresa sediada no Porto e que, em tempo real, oferece numa única plataforma de marketing online: informação, conhecimento, personalização e contacto multicanal.

1. Como surgiu a ideia de criarem a BySide?
A BySide surge como resultado das nossas experiências empresariais anteriores nos mundos web e de telecomunicações que nos fizeram perceber que havia espaço para simplificar e criar soluções que permitam tratar o Marketing Digital apenas como Marketing e que, a curto prazo, deixaremos de olhar para o online e offline como mundos separados. No fundo, percebemos no Digital a necessidade de esquecer a tecnologia e focar no que realmente interessa: vendas e resultados.

2. Quais foram os principais desafios que enfrentaram aquando do lançamento da vossa empresa? Foi importante para ultrapassar os mesmos, a experiência profissional anterior da equipa fundadora?
No lançamento da empresa tivemos desafios económicos e de mercado. Começar um projecto do zero, sem investimento e num momento em que a ajuda da banca era inexistente para projectos sem histórico não é tarefa impossível mas exige um elevado nível de persistência, talvez mesmo teimosia e um acreditar enorme.
Pelo lado do mercado, demoramos 2 anos até começar a afirmar serviços BySide. À distância, não se pode dizer que seja um período de tempo muito grande. Na altura, foi imenso.
A experiência profissional anterior ajudou, claro. Ajudou pelo perceber a fase de “startup”, ajudou a ter algum networking criado e, principalmente, a não cometer os mesmos erros.

3.  Estando atualmente a empresa presente em 17 países, podemos dizer que a encaram o mercado de forma global? Foi este o pensamento desde o princípio?
Nos dias de hoje, diria que é impossível começar um projecto no Digital sem encarar o mercado de forma global. Mas isto não quer dizer que se comece no momento zero. Apesar de termos projectos a funcionar em 17 países consideramos que só agora estamos a iniciar o verdadeiro processo de internacionalização e a encarar o projecto de forma verdadeiramente global.

4. Qual é a proposta de valor que tem para oferecer aos vossos clientes?
A nossa proposta de valor é muito simples e directa: ajudamos a aumentar vendas!
Não vendemos “know how” nem tecnologia. Vendemos a utilização de serviços que permitem simplificar a gestão do canal online, aumentar conhecimento sobre o visitante e, em tempo real, utilizar este conhecimento para o “impactar” com campanhas que podem juntar meios online e offline.  Um cliente que visita o site, pode ser convertido no site ou, utilizando o serviço de Click2Call, Video2Call ou Chat, num call center. Vão existir sempre clientes que são convertidos mais facilmente no online, outros no offline. Se juntarmos os dois mundos… perfeito!
No estado actual do serviço BySide, a venda é relativamente simples. Para que o cliente se convença da proposta de valor, basta deixá-lo testar o serviço.

5. Atuando globalmente, também enfrentam concorrentes globais. De que forma isso impulsiona o desenvolvimento dos vossos Produtos?
A concorrência é sempre positiva. Obriga-nos a correr, a sermos ágeis e a melhorar. Por outro lado acreditamos que muitas vezes a concorrência é a nossa melhor força de vendas pois ajuda o mercado a conhecer melhor a oferta e a tornar evidente  onde é que nos diferenciamos. Já ganhamos clientes internacionalmente, com serviços concorrentes a funcionar, apenas por dizermos “Testem a BySide e avaliem. Sabemos que vos vamos criar um bom problema”.

6.  Afirmam-se como empresa portuguesa. Em alguma altura notaram que o “made in Portugal” condicionou os negócios realizados?
Somos da opinião que o Português sofre de um complexo de inferioridade não justificado. Normalmente temos medo de nos apresentarmos lá fora em clientes/mercados com dimensão e a concorrer com grandes marcas.
No nosso caso, sempre nos apresentamos sem medo e com segurança no que fazemos. Achamos que os clientes sentem e gostam disso. Em todas as áreas, é preciso ser um pouco “Mourinho”.
Mas, tal como o “Mourinho”, é verdade que em alguns mercados já sofremos um pouco por sermos Portugueses. Mas isso apenas nos obriga a encher o peito e a afirmar ainda mais o que fazemos.

7. A Deloitte distingui a vossa empresa como uma das 100 empresas tecnológicas com o maior crescimento dos últimos 5 anos. Na conjuntura que se vive atualmente este é de fato um motivo de orgulho. Qual é o vosso segredo?
Temos a sorte de estar numa área privilegiada que junta marketing online e a capacidade de vender e num segmento em que, apesar da conjuntura, se resiste. E mesmo nas piores conjunturas, nunca se corta nas vendas!
Para além disto, tentamos não viver no típico “fado” Português. Há que acreditar e ter orgulho no que fazemos. Acreditar na capacidade de fazer. E fazer bem! E nunca nos sentirmos pequeninos!
Seja qual for a área, em crise ou não, é importante saber olhar para a frente, acreditar e… avançar!


8. Que conselho gostaria de deixar a quem deseja empreender em Portugal e no mundo?
Como em todas as profissões, há “dor” na palavra empreendedor. Nunca começar projectos cujo plano de negócios não passe pela geração de receitas. Na BySide, apesar acreditamos que tudo o que fazemos tem que nos dar prazer, sabemos que primeiro… tem que ser lucrativo. Todas as empresas têm que ser lucrativas! Criar empresas com o objectivo de ter investimento ou ser comprado por um grande é como jogar lotaria. E empreender não pode ser um jogo de sorte. Para empreender é preciso saber resistir e persistir. Com muitas ou poucas adversidades.
Se juntarmos a isto a capacidade e  visão, tudo o resto surge naturalmente. 


9. Que projetos podemos esperar para o futuro da BySide?
Com o objectivo de tornar a BySide numa marca verdadeiramente global, este ano já estamos a apostar na internacionalização (vamos abrir este semestre um escritório em Londres) e numa maior especialização no retalho e banca.
De forma a permitir manter o foco na actividade BySide sem perder a capacidade de inovação que nos tem distinguido,  vamos lançar este ano uma incubadora. Uma “fábrica” de inovação. Um projecto já em curso e que já tem nome: ByLabs.

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go