Plenamente integrado na paisagem natural do parque natural da Serra da Estrela, encontramos uma das mais emblemáticas unidades hoteleiras do grupo Natura IBM Hoteis – o H2otel.
Situado em Unhais da Serra a 20 km do Centro da Covilhã e inaugurado oficialmente em 2010, dispõe de 90 quartos de onde se usufrui de uma vista deslumbrante para a montanha e dispõe de um centro termal, um spa e o Aqualudic, um inovador espaço lúdico com várias piscinas interiores e exteriores, jacuzzis e circuito celta.
Com uma faturação anual a variar entre 4,5 e 5 milhões de euros, garantindo uma taxa de ocupação média entre 60 e 70%, o conceito de base do Complexo H2otel/Aquadome é o de um Hotel Termal, que tem como segmento prioritário o do Medical SPA, lazer e bem estar, tendo também competências nos segmentos de Corporate, Turismo activo e eventos.
Desde a sua abertura esta unidade apostou num produto premium e diferenciador, com uma boa relação qualidade preço, destinado a um segmento médio-alto. Apresentando soluções para famílias e empresas, este hotel tem conseguido elevadas taxas de fidelização dos seus clientes. Durante os primeiro quatro anos 50% dos clientes repetiram a sua experiência no complexo e 10% dos clientes visitaram a unidade mais de 5 vezes.
A atribuição de diversas distinções, como as quatro Chaves de Ouro, tem sido muito importante não só para os clientes, que vêem assim confirmadas as suas expectativas mas também e fundamentalmente para todos os 86 colaboradores. Para estes, significa o reconhecimento do seu desempenho mas também um acréscimo da sua responsabilidade para a manutenção dos elevados padrões de qualidade de serviço.
H2otel, destaca-se também pela sua contribuição para a dinamização da região em que se insere - Unhais da Serra. A empresa tem sido fundamental para a região através da promoção da empregabilidade (60% dos colaboradores do hotel são residentes locais); atracão de novos residentes para a Vila; pelo aumento generalizado de receitas indirectas no tecido empresarial; pelo aumento do numero de visitantes (cerca de 25.000/ano) e pela dinamização de um balneário termal que se encontrava em vias de extinção.
A procura de novas possibilidades que permitam enriquecer a proposta de valor oferecida aos clientes tem levado esta Unidade a explorar novos conceitos e novos mercados.
O mercado do turismo de saúde surge agora como uma possibilidade de combater a sanzonalidade da atividade, mas também com o objetivo de potenciar ao máximo as competências do complexo (parte dele licenciado pela DGS) e as competências do Hospital Universitário da Covilhã, entidade com a qual foi assinado um protocolo de com o intuito de se criar um destino de Turismo de Saúde.
Para o futuro podemos ainda esperar uma aposta no Turismo Ativo, com a oferta do conceito Bike Friendly Hotel sendo o único Hotel do Mundo acreditado pela Specialized como tal. Esta projetado também a criação de um Bike Center, tendo como parceiro a Federação Portuguesa de Ciclismo, com que foi assinado um protocolo de cooperação e que contribuirá para a homologação deste projecto segundo as normas europeias.