Hábitos: acorrentam-nos ou ajudam-nos a crescer?

O que é um hábito?

Luís Marques
30 de Maio de 2017

 

HÁBITO é uma tendência ou comportamento, geralmente inconsciente, que resulta da repetição frequente de certos atos; rotina; automatismo. (in http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/h%C3%A1bito, acedido em 2015/10/11). 

Duhigg (2012) indica que a formação dos hábitos é um processo cerebral composto por  deixa, rotinarecompensa, dividindo o círculo em três segmentos conforme a figura.

Segundo William James, referido em Duhigg (2012), " desde que ganhamos forma definida, a nossa vida não passa de uma amálgama de hábitos". Um ensaio publicado em 2006 revela que mais de 40% dos atos realizados diariamente pelos indivíduos não resultavam de decisões, mas de hábitos.

O nosso dia-a-dia é, pois, uma sequência encadeada de hábitos.

 

Como nascem os hábitos?

Gostamos de pensar que os nossos hábitos seguem as nossas intenções.

Dean (2015) refere que os hábitos possuem três caraterísticas principais.  A primeira caraterística está contida na própria definição acima apresentada. quando estamos a executar um hábito, estamos apenas vagamente conscientes. Dai que os hábitos permitam que a parte consciente das nossas mentes vagueie enquanto o nosso inconsciente permanece connosco durante esses comportamentos entediantes e repetitivos. Como exemplo, alguém se lembra da quantidade e sequência das ações que faz sempre que conduz um automóvel?

A segunda caraterística resulta do facto do hábito não passar despercebido apenas cognitivamente, mas também emocionalmente. Com efeito e dada a repetitividade do comportamento, os hábitos vão perdendo o seu gosto emocional. É costume dizer-se que a primeira vez que se realiza algo de diferente é a vez que marca. É a vez que não esquece.

A terceira caraterística principal dos hábitos é a sua automaticidade, de acordo com o contexto. Quem já não saiu do elevador no andar errado?

As pessoas tendem a realizar as mesmas ações nos mesmos contextos.

Para além destas caraterísticas, os hábitos podem ainda ser criados, ignorados, mudados ou substituídos, desde que se compreenda como o hábito funciona.

Mais difícil, senão impossível, será desaprender um hábito. Alguém já desaprendeu completamente a deixar de saber andar de bicicleta?

Como vimos, o hábito funciona em círculo. Neste circulo, o primeiro elemento é a deixa ou gatilho, em função das nossas intenções. Em função do contexto e do resultado criado no nosso cérebro, este seleciona o comportamento a adotar e entra em "piloto automático". O segmento seguinte é a realização da rotina, que pode ser física, mental ou emocional.  Por último a recompensa, que ajuda o cérebro na avaliação sobre o uso futuro deste comportamento perante a mesma deixa.

Os hábitos podem também ser apenas hábitos mentais ou de pensamento. Os hábitos mentais podem ser criados exatamente do mesmo modo, com as intenções a tornarem-se modos de pensar habituais.

 

Serão os hábitos bons para nós?

Os hábitos não costumam ter, regra geral, boa publicidade associada. Isto prende-se com o facto de parte dos nossos hábitos decorrerem de forma quase que inconsciente. Com o passar do tempo, começamos cada vez mais a agir ou reagir " em automático" ao estímulo e ao contexto, sem emoção. Vamos perdendo o orgulho nas nossas ações e vai crescendo a sensação de falta de controlo nos nossos comportamentos.

A realização inconsciente dos nossos hábitos pode gerar desmotivação. Por outro lado, a realização dessa rotinas aumenta também o nosso sentimento de segurança

Para sabermos se estamos a agir com base na nossa missão, visão e valores temos de saber identificar os nossos hábitos, e conhecer o seu processo de formação.

A reflexão e consciencialização sobre os nossos hábitos, mentais ou de comportamento, é a chave para a gestão da nossa mudança, interior ou comportamental.

Nas empresas, os hábitos são as rotinas diárias dos seus funcionários.

Identificar essas rotinas, deixas e recompensas é a base para o início de um processo de mudança com vista à transformação de empresas em empresas de aprendizagem.

Fazer o mesmo da forma como se tem feito vai gerar os mesmos resultados!

Tomar consciência dos nossos hábitos e decidir ignorá-los, alterá-los ou substitui-los vai gerar aprendizagem e crescimento!

Que caminho decidimos escolher?

 

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go