De acordo com o programa MITx U Lab – criado pelo Professor Otto Scharmer do Massachusetts Institute of Technology, a mudança de sistemas organizacionais, baseados na consciência pode ser resumida em três frases:
Esta visão tem vindo a ser aplicada em protótipos em ambientes sociais, como escolas e sistemas de saúde, em vários países do globo, sendo que esta mesma visão é passível de aplicação no mundo corporativo, porque o ponto fulcral é a forma como o sistema é visto e percecionado pelos elementos que o compõem.
Como vemos a empresa em que trabalhamos? Percebemos que existe uma única voz, propósito e ação? Que os vários departamentos se alinham na mesma direção? Que os vários colegas do mesmo departamento se alinham na mesma direção? Que os objetivos anuais contemplam esta mesma complementaridade?
Infelizmente, num número significativo de casos não é exatamente isto que acontece, por vezes, a visão sobre o “meu departamento” sobrepõe-se ao “departamento de …” e mesmo “à empresa onde trabalho”.
De acordo com uma pesquisa elaborada pela Mckinsey & Company e a Ashoka sobre os recursos necessários a uma mudança de sistema: