PAULA MORAIS
DOCENTE E COORDENADORA DA ÁREA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE PORTUCALENSE
O compromisso da Instituições de Ensino Superior na promoção da Responsabilidade Social
Termo Responsabilidade Social (RS) tem vindo, cada vez mais, a ganhar a atenção e suscitar discussão. No caso das empresas, em Portugal, este tema ganhou relevância no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, tendo sido integrado por algumas empresas na sua estratégia, que começaram a implementar práticas de RS, principalmente em áreas como a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social corporativa.
Contudo, nas instituições de ensino superior (IES), em Portugal, esta preocupação surgiu mais tarde, existindo, uma visão muito redutora do que era a Responsabilidade Social Universitária (RSU), sendo quase limitada ao voluntariado estudantil. A RSU apenas começou a ganhar destaque em 2017, na sequência de um desafio lançado no 1º Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior, a partir do qual se formou o Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES),
https://orsies.forum.pt/ , uma rede colaborativa de (IES) de todo o país, que se iniciou com 28 IES, incluindo a Universidade Portucalense.
Esta rede tem como objetivo promover a responsabilidade social através da troca de experiências e partilha de práticas.
Segundo François Vallaeys (2018), investigador na área, a RSU deve ter uma abordagem holística no ensino superior visando promover a responsabilidade social, a cidadania ativa e a sustentabilidade em todos os vetores da missão de uma IES, incluindo o ensino, a investigação e a interação com a sociedade. Vallaeys salienta que a RSU implica incorporar princípios e valores socialmente responsáveis na cultura e nas práticas das IES.
Sentindo a necessidade de promover o debate e a consulta às várias partes interessadas em RSU, o ORSIES promoveu a elaboração do Livro Verde sobre Responsabilidade Social e IES (ORSIES 2018), sendo Vallaeys o consultor científico; foram definidos quatro vetores de acordo com a abordagem holística da RSU nas IES: 1: Campus socialmente responsável, 2: Formação pessoal e profissional dos
estudantes e relação com os alumni, 3: Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento e 4: Participação Social e na Comunidade.
Seguindo a máxima de que o que não se mede não se pode melhorar, as IES sentiram a necessidade de uma ferramenta de autodiagnóstico, que permitisse analisar o nível de comprometimento com a RSU e desenhar um plano de ação para a promoção de boas práticas. Assim, no âmbito do ORSIES, foi definido um conjunto de 34 indicadores de RS das IES distribuídos pelos vetores do Livro Verde. Para cada um dos indicadores definiram-se quatro níveis de avaliação (1:atenção; 2: formalização; 3: implementação; 4: monitorização e avaliação) (ORSIES 2020a).
Em 2020/21 fizeram o autodiagnóstico 58,6% dos membros do ORSIES, incluindo a Portucalense. No gráfico da figura 1 apresentam-se os resultados globais relativos aos níveis de avaliação (ORSIES 2021). A percentagem relativa à Fase Inicial não significa que as IES não tenham desenvolvido quaisquer práticas de RS, mas antes que estas práticas requerem um caráter não pontual e uma