JORGE REMONDES
Professor de Marketing do ISCAP/Politécnico do Porto
‘SOCIAL COMMERCE’, A NOVA ERA DAS VENDAS ONLINE
O social commerce está a mudar o e-commerce tradicional ao integrar a experiência de compra nas redes sociais, plataformas digitais onde os consumidores já se encontram muito envolvidos em todo o mundo. Esta abordagem de vendas online não só promove a interação direta entre as marcas e os consumidores, mas também aumenta o alcance, e aumenta as conversões. De modo distinto do e-commerce tradicional, o social commerce não se limita a ser uma plataforma de vendas mas proporciona uma compra userfriendly e omnichannel, algo fundamental num mercado digital cada vez mais competitivo. Como é referido no capítulo Challenges and Opportunities for the Social Commerce: The MO Case, do qual sou coautor, no livro Management and Marketing for Improved Retail Competitiveness and Performance, “as empresas que adotam estratégias de social commerce conseguem criar uma conexão mais autêntica com os consumidores, aproveitando o poder das recomendações sociais e do conteúdo gerado pelos utilizadores para impulsionar as vendas”.