Logística e Transportes são custos que podem ter uma grande influência na rentabilidade das empresas. A maioria dos utilizadores esses serviços não tem especialistas nem tempo para rever esses custos em detalhe, nem tem conhecimento dos benchmarks do mercado, o que leva a uma diminuição de margem de lucro.
Desenvolvendo processos mais eficientes junto dos fornecedores de Logística e Transportes as empresas podem reduzir custos significativamente. Essas poupanças vão diretamente para Resultados. Uma poupança anual de 50 mil Euros num ano de 8% de margem de lucro equivale a um incremento de vendas de 625 mil Euros. A poupança melhora os resultados e aumenta a tesouraria com menos esforço e recursos comparativamente ao aumento de vendas.
Encontrar o fornecedor certo, com os níveis de serviço exigidos pelos seus clientes e com os custos controlados, não é tarefa fácil. Ao determinar qual o fornecedor a escolher para enviar um envelope, caixa ou palete, esses fatores devem ser levados em consideração. Os diretores de logística, gestores de armazém, secretárias, rececionistas ou quaisquer funcionários a agir em nome da empresa devem garantir que a opção não recai num método de transporte que irá aumentar custos sem melhorar a qualidade de serviço.
O mais importante fator de sucesso para reduzir despesas de transportes é a empresa conhecer as suas verdadeiras necessidades e as opções disponíveis no mercado para satisfazer essas necessidades. A escolha do fornecedor de transporte depende de vários critérios e fatores internos e externos às empresas. Prazos de entrega, tempo de trânsito, urgência e necessidade do destinatário, limites horários de recolha e de entrega, embalagens de transporte, são alguns dos critérios que devem ser tidos em conta nas consultas ao mercado.
Numa negociação não assuma que tem o mesmo conhecimento que o mercado ou que os seus fornecedores. Sabe o que os seus concorrentes, ou empresas equivalentes à sua, estão a pagar para os mesmos serviços? Os recursos internos das empresas normalmente consultam o mercado anualmente, os especialistas estão em constante contacto com o mercado, conhecendo profundamente os seus players, benchmarks e tendências de evolução. A chave é a partilha de informação com o fornecedor de forma a ajustar os processos para “encaixar” as duas operações e otimizar a qualidade de serviço e os custos para os intervenientes.