PATRICIA FLORES
Senior Content Marketing Specialist, BI4ALL
Marketing Digital em 2025: O futuro chegou – Está pronto?
A tecnologia e as mudanças no comportamento do consumidor impulsionam novos olhares sobre as estratégias de marketing.
lgumas tendências emergem e prometem marcar a agenda dos gestores e, claro, as estratégias das organizações.
Como sabemos, nos últimos anos, as novas tecnologias, nomeadamente a Inteligência Artificial (IA), estão a transformar a forma como as empresas interagem com os seus clientes, sendo que estes valorizam experiências mais personalizadas, próximas e eficientes.
A IA promete continuar a marcar o futuro do marketing em geral, com o uso das diversas ferramentas a libertar os marketeers para atividades mais estratégicas e criativas. Contudo os vários estudos sugerem que os consumidores estarão mais atentos e irão privilegiar as marcas que apostem na diferenciação, na transparência e na autenticidade.
Sabia que, segundo a Gartner, até 2026, 80% das empresas vão usar diariamente inteligência artificial generativa? Mas que outras tendências continuarão em cima da mesa e para as quais devemos olhar para definir a nossa estratégia?
#1. Conteúdo e IA Generativa
É indiscutível que a tecnologia, nomeadamente a IA Generativa, terá um papel cada vez mais preponderante na criação e revisão de conteúdo, contudo a intervenção humana ainda é essencial para refinar, criar e inovar, gerando assim conteúdo diferenciador, de qualidade e alinhado com os valores da marca. Como já vimos uns parágrafos acima, os consumidores estão cada vez mais despertos para esta questão e irão privilegiar marcas autênticas. A indústria de marketing de conteúdo valerá cerca de US$ 600 mil milhões até o final deste ano, o que se deve ao aumento do digital, à importância crescente dos conteúdos personalizados e à integração de tecnologias avançadas, como a IA Generativa na criação de conteúdos. Embora surjam novas tendências, a IA e a automação de fluxos de trabalho irão continuar a ser muito populares pele ajuda que dão às empresas a produzir mais conteúdo e a gerar mais ideias.
#2. Vídeos
No que toca ao conteúdo, que
continua a ser tão relevante para atrair e nutrir os clientes e potenciais clientes, os vídeos ganham um lugar de destaque com ênfase em vídeos interativos, ao vivo ou imersivos que recorram à Realidade Aumentada e Virtual proporcionando experiências mais envolventes e memoráveis.
#3. Podcasts
Em 2022, havia cerca de 98,4 milhões de ouvintes de podcast nos EUA. Até ao final de 2026, espera-se que esse número chegue a 119 milhões. Há cada vez mais empresas a investir neste formato, que permite oferecer valor aos ouvintes, aumentar a visibilidade da marca, criar autoridade e construir relacionamentos. Por isso, se tem como objetivo criar um podcast no próximo ano, poderá ser uma excelente ideia. Considere, por exemplo, aproveitar um tópico que gerou engagement nas redes sociais e transforme-o num podcast.
#4. O Marketing 6.0
Tal como Philipe Kotler defende no seu livro o Marketing 6.0 é imersivo, com a eliminação de barreiras entre os