A Gamificação é um tópico cada vez mais falado nas organizações. Há no entanto ainda alguma confusão em termos das diferenças entre conceitos como a diversão, jogos e a Gamificação.
Os jogos são uma sub categoria da diversão. No caso dos jogos há uma necessidade de estar em conformidade com um sistema implícito ou explícito de regras que introduz um elemento de motivação externa (extrínseca). Ou seja no caso dos jogos não basta serem divertidos, é preciso que cumpram com regras. Os jogos estimulam diferentes emoções nos participantes que não são totalmente naturais ou naïve. Elas estão alinhadas com diferentes tipos de interacções que o sistema de regras permite e que é baseado nos valores da organização que criou o jogo.
A definição mais comum de Gamificação é a utilização de elementos e mecanismos dos jogos em contextos organizacionais para promover a motivação e comprometimento dos utilizadores (sejam eles colaboradores ou clientes). Pode-se então distinguir Gamificação de jogos dado que esta é aplicada em situações de não-jogo.
Mas tal como nos jogos, a Gamificação envolve a aplicação de várias disciplinas, incluindo tópicos associados às ciências sociais e aspectos comportamentais. Em última análise, todo o tipo de práticas de jogos e de Gamificação deverão ser divertidas e com uma componente de desafios constantes.
Existem três principios fundamentais para a criação de experiências de Gamificação: mecânica (especifica as regras, objectivos, ambientes, interacções e prémios); dinâmicas (que transmitem os comportamentos dos consumidores ao longo do jogo, por exemplo bluffing) e emoções (como os jogadores sentem as diferentes experiências de Gamificação que lhe foram proporcionadas, por exemplo excitação ou descontentamento).
A maior motivação e comprometimento dos utilizadores pode ser atingida através de elementos de motivação extrínseca (prémios e retribuições sob a forma de dinheiro ou recomendação verbal) como de intrínsecos e emocionais (motivados interiormente para agir porque a tarefa é por si só agradável ou interessante).
Ainda que motivações externas como é o caso dos prémios possam influenciar significativamente determinados comportamentos, a motivação interior é um poderoso elemento de mudança. Ambos promovem ganhos, mas os prémios por muito importantes que sejam não podem enfraquecer a motivação interior dos utilizadores. Combinando prémios e emoções mais associadas à motivação interior, a Gamificação pode induzir comportamente desejáveis nos utilizadores (empregados ou clientes) despertando os seus desejos naturais de utilizar jogos. Desta forma as empresas e todo o tipo de organizações poderão alcançar os seus objetivos, como por exemplo motivar clientes a comprar um produto ou mudar comportamentos dos empregados em relação a um determinado processo.
No entanto, independentemente do tipo de Gamificação utilizada, os promotores deste tipo de projetos não deverão esquecer que o seu principal objetivo deverá ser sempre transformar processos tradicionais e por vezes difíceis de executar em experiencias mais divertidas e desafiantes baseadas na mecânica dos jogos.
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