1 de Agosto de 2022



Os Oceanos… que futuro?


Não há dúvidas, os Oceanos não podem esperar mais! 

Esperar por mais proteção… 

Esperar por mais ação… 

Esperar por uma maior cooperação…




Os Oceanos refletem a sustentabilidade e a equidade do nosso Planeta, eles representam um motor de equilíbrio fundamental, por isso se os Oceanos se encontram ameaçados, consequentemente, nós também. Como tal é imperativo preservar e conservar os oceanos, usufruindo dos seus recursos de uma forma mais sustentável – o oceano tem de ser parte da solução!

É, certamente, com essa convicção que os Governos de Portugal e do Quénia coorganizaram a II Conferência dos Oceanos, no âmbito das Nações Unidas, que decorreu em Lisboa, entre os dias 27 de junho e 1 de julho.

Entre as temáticas a debate destaca-se a do Lixo Marinho. Existe uma grande variedade de materiais desde o vidro, o metal, a borracha, os têxteis, mas a principal ameaça é o Plástico. Estima-se que o plástico represente mais de 80% do lixo marinho. Este material é bastante resistente, duradouro, leve, fácil de transportar tendo múltiplas funções de extrema utilidade para a nossa sociedade. Mas é devido às quantidades e à forma como os plásticos estão a ser produzidos, utilizados e descartados, pelo ser humano, que não está a ser possível otimizar e rentabilizar este recurso de uma forma mais sustentável através de uma economia circular. Em vez disso o ser humano está a transformar o plástico numa ameaça grave para o


 ambiente marinho e terrestre. Outro fator de risco no que toca ao uso excessivo do plástico prende-se com a ameaça para o ambiente e para a saúde humana. A degradação do plástico em pequenos fragmentos, os Microplásticos (de granulometria inferior a 5mm) facilita a ingestão por parte dos animais marinhos, entrando na cadeia alimentar. Alguns estudos revelam a existência de microplásticos noutros locais como: no ar, nas reservas de água subterrânea e em alguns produtos alimentares, no sal e no mel.


Estima-se que o plástico represente mais de 80% do lixo marinho.




A LIPOR, ciente da importância da sensibilização e da intervenção dos cidadãos para a problemática do lixo marinho, tem vindo a trabalhar este tema. Mais recentemente, dinamizamos o projeto HÁ RIO E MAR, HÁ LIXO PARA TRANSFORMAR, com o intuito de promover um conjunto de iniciativas e ferramentas que promovessem a intensa e contínua Literacia do Oceano e a Proteção e Preservação do Mar integradas nos sistemas educativos, na informação aos cidadãos, na capacitação de técnicos ao nível administrativo e empresarial, relembrando-os que o lixo marinho começa em nossas casas. Assume-se, pois, que o fortalecimento da educação e a consciencialização das populações são os fatores determinantes para o sucesso na prossecução de um novo rumo.

Durante 22 meses, de maio de 2020 a março de 2022, com o apoio financeiro dos EEA Grants e mesmo durante o período pandémico, desenvolveram 390 ações de sensibilização, promovemos 8 campanhas de plogging, 14 ações de formação, lançamos um Guia de Boas Práticas e dinamizamos a itinerância de uma exposição temática. Estas ações envolveram mais de 16.000 cidadãos, desde alunos e agentes educativos, a profissionais do mar e um público mais específico, como técnicos e decisores políticos.







Findo o projeto, mantemos uma aposta contínua nesta área específica de atividade, sendo o exemplo disso a recente colaboração com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática num projeto de cooperação com o Governo Argentino, que visa a capacitação a diversos grupos de stakeholders relevantes nas temáticas da preservação do Oceano e na Prevenção do Lixo Marinho, entre os quaisa Rede de Municípios Costeira, as ONG’s e entidades representantes da classe piscatória do país.

Sabemos que a prevenção da produção de resíduos, a gestão equilibrada de recursos e o tratamento responsável dos nossos resíduos são princípios fundamentais e prioritários que nos colocam mais perto de um Oceano com Futuro.

Para saber mais sobre o projeto: https://www.lipor.pt/pt/recicla-te/ha-rio-e-mar/ 








Relacionadas


Newsletter Start&Go