ANA PAULA DIAS
Senior Consultant & Business Developer
Crescer e fazer crescer: o poder das relações
ascida na indústria e filha de pais empresários, desde muito cedo que descobri o poder da empatia e o potencial de gostarmos e valorizarmos as pessoas no seu todo. Independentemente das circunstâncias e objetivos que me movem, pessoais ou profissionais, arrisco a dizer que as relações interpessoais têm sido a base do meu crescimento enquanto ser humano e responsáveis pelo meu sucesso profissional. Dai acreditar, e estar plenamente convicta, que gostar de pessoas e de negócios é uma combinação poderosa para crescer e fazer crescer!
No mundo dos negócios, mais do que as nossas capacidades e habilidades técnicas - que são importantes, mas não são tudo - acredito que o segredo dos nossos resultados está diretamente relacionado com a nossa capacidade de construir relacionamentos saudáveis e duradouros baseados em confiança e lealdade. Por vezes brinco que o que fazemos hoje é a estrada facilitada para o amanhã, e como diz o antigo provérbio "quem faz bem aos outros, a si mesmo o faz".
Afinal, quem não gosta de fazer negócios com pessoas em quem confia e respeita? Além de alicerces para relações duradouras e saudáveis, são seguramente a chave para a fidelização dos nossos clientes e parceiros. O interesse genuíno pelas necessidades do outro, o sentido de compromisso e a transparência nas nossas relações, alavancam a nossa rede de contactos e estabelecem ligações que podem ser valiosas para o nosso futuro. E quando descobrirmos que nos estamos a movimentar no mesmo circuito de boas pessoas e com valores semelhantes, tudo se torna bem mais fácil de alcançar!
Contudo, tudo isto implica estarmos dispostos a investir tempo e esforço na construção de novas relações e na criação de redes de networking, o que pode exigir sairmos da nossa zona de conforto e dedicarmos mais tempo a conhecer novas pessoas, estarmos recetivos a aprender e a desenvolvermos competências de comunicação, empatia e escuta ativa. Neste contexto, participar em eventos é uma excelente forma de expandirmos a nossa rede de contactos e descobrirmos novas oportunidades de negócio. Além de aprendermos com especialistas e líderes que nos podem inspirar, aprofundamos conhecimentos
e acompanhamos as tendências do mercado, abrimos horizontes, estimulamos o nosso espírito critico e podemos ainda partilhar as nossas ideias e perspetivas, promovendo ligações mais fortes e duradouras com outros profissionais e especialistas. Aumenta a nossa visibilidade no mercado, reforça a nossa credibilidade perante os nossos pares e potenciais clientes, e aumenta a nossa notoriedade como especialistas na área. E sim, a combinação entre eles ajuda a consolidar a nossa autoridade enquanto profissionais. Mas cuidado, é importante planear e sermos estratégicos onde vamos, a gestão do tempo é fundamental para nos mantermos focados, eficientes e produtivos.
E, por conseguinte, num mundo competitivo e volátil, em constante transformação, onde a tecnologia e as mudanças de mercado acontecem cada vez mais rápidas e frequentes, acredito firmemente que as relações podem ser um porto seguro para os negócios. Contribuir para um mundo de negócios mais humano e colaborativo é uma caminhada intrínseca que me permite sentir mais feliz e realizada, considerando-me profissionalmente bem sucedida.