HELDER BARBOSA
Licenciado em Gestão e Mestre em Marketing
Deserção de clientes e agora?
Uma marca que pergunta aos seus ex-clientes, mais ou menos, o seguinte: “Porque desistiu dos nossos serviços?” significa, desde logo, que tem ‘lata’ e budget para reconquistar ex-clientes.
No entanto, imperam, desde logo, três questões fundamentais:
(1) Porquê que não se mede a satisfação dos clientes, de modo permanente, por diferentes meios e mecanismos, como forma de antecipar comportamentos de deserção?
(2) Porquê que só após perderem os clientes, as organizações voltam a contactá-los? (as que voltam)
(3) Será mesmo favorável perder clientes do tipo ‘vacas leiteiras’ e depois captá-los novamente?
Seja qual for o caso, por exemplo, falta de orientação para o cliente, foco expresso na rentabilidade de curto prazo, miopia para o negócio, os sinais de descontentamento e deserção iminente dos clientes geralmente estão presentes.
Maioria das vezes, basta que os gestores prestem a devida atenção, fazendo uso de ferramentas e técnicas de gestão, como Data Analytics, Big Data, AI, Customer Experience Management…”, para que se consiga antecipar comportamentos de deserção e minorar impactos negativos nos resultados e na base de clientes.
Talvez, por isto, valha a pena, revisitar a velha máxima:
« fica mais barato reter clientes atuais do que captar novos e/ou recapturar ex-clientes »
“Porque desistiu dos nossos serviços?”