Nesta Call dedicada ao Turismo, a Portugal Ventures garante um novo processo de análise mais célere e mais simplificado: 15 dias após a submissão das candidaturas os promotores são convidados a apresentar o projeto a um painel de avaliação, que terá mais 15 dias para decidir sobre a apresentação de uma proposta de investimento.
Conforme anunciado pela Secretária de Estado do Turismo na Conferência Thinking of Innovation in Tourism promovido pelo NEST (Tourism Innovation Center), a Call para o Turismo está à procura de turismo (tecnológicos e não tecnológicos) que contribuam para os objetivos estratégicos de desenvolvimento do turismo em Portugal, quer quanto à sustentabilidade quer quanto ao alargamento do turismo ao longo do ano e ao longo do território. As candidaturas estão abertas até 16 de setembro.
Os projetos devem ser promovidos por empresas já constituídas ou a constituir, localizadas em Portugal (continental ou ilhas), em fase seed, startup ou early stage, que tenham até ao momento do investimento menos de 7 exercícios económicos completos, desde a data de início da atividade. Os projetos tecnológicos devem apresentar um protótipo, com validação de mercado e, de preferência, com os primeiros clientes angariados. Os não tecnológicos devem garantir que os eventuais processos de licenciamento obrigatório estejam já concluído por altura da submissão da candidatura à Portugal Ventures.
A Oliófora é uma pequena empresa industrial que consiste de unidade de extracção de óleos vegetais prensados a frio de alta qualidade e unidade de produção de cosméticos naturais desenvolvidos na base destes óleos com extratos de ervas, algas e essenciais florais. Os produtos são destinados para indústria hoteleira, SPA, termas e venda ao publico. O seu mercado está focado em hotéis-boutique, eco-resorts de gama alta e pequenas cadeias hoteleiras. Em Portugal já se encontram disponíveis em unidades do Douro, Algarve e Lisboa. A equipa liderada por Daria Maximova pretende com o investimento da Portugal Ventures atingir o crescimento e internacionalização da marca Oliófora em Europa, Médio Oriente e mercado Asiático. Para isso será fundamental a aquisição de equipamento que irá permitir o aumento do volume de produção, a criação de uma embalagem ecológica e o desenvolvimento de produto exclusivo para clientes que procuram diferenciação. O investimento também será dirigido para participação nas feiras profissionais, marketing e criação de parcerias estratégicas.
Criada em 2015 a XLR8 desenvolveu o seu Revenue Management System, um software utilizado para prever a ocupação diária, mensal e anual de uma unidade hoteleira, fornecendo ferramentas e relatórios que ajudam a otimizar o preço de venda e disponibilidade de números de quartos ao mesmo tempo que permite maximizar o crescimento da receita. Cria uma visão clara dos resultados de vendas atuais e futuros, com o suporte dos dados históricos e de previsão (com base em Inteligência Artificial) e é através destes que a unidade hoteleira pode analisar os padrões de comportamento do mercado e tomar medidas atempadamente para melhorar os seus resultados de curto, médio e longo prazo. Com um potencial de mercado superior a 3 biliões de euros na Europa composto por mais 610 mil estabelecimentos hoteleiros, José Almeida, CEO, pretende com o investimento da Portugal Ventures iniciar o processo de internacionalização e desenvolvimento de produto com o reforço na equipa nas áreas de programação e Inteligência Artificial.
Uma das tarefas que mais preocupa os proprietários e clientes do Alojamento Local é o acesso às suas propriedades, onde a disponibilidade de conciliar os horários pode dificultar o acesso ao serviço.
A Homeit, liderada por André Roque, apresenta a solução com uma fechadura inteligente que abre as portas através de um código criado pelo proprietário ou através da app, permitindo anular o uso da chave tradicional. Assim, o proprietário pode criar acessos para os seus hóspedes/turistas, staff e manutenção à distância e criar tudo através da internet. Atualmente na Europa existe um mercado de 5 milhões de Alojamentos Locais e a Homeit está presente em 15 países com quase 2000 boxes ativas no momento e desde o seu lançamento já abriu cerca de 3 milhões de portas. O investimento da Portugal Ventures tem como objetivo o desenvolvimento de produto e a continuação da expansão a nível mundial.
A Tripwix é uma marca de viagens de luxo para clientes exigentes. Funciona como uma agência de viagens on-line onde todos os alojamentos são sujeitos a elevados padrões de curadoria. As casas são avaliadas pessoalmente por designers de interiores da Tripwix, criando desta forma uma garantia ao cliente na satisfação das suas férias. O aluguer de casas de curta duração tem vindo a registar um crescimento significativo, bem como a exigência dos clientes que pretendem experiências únicas em família, representando atualmente um mercado de 57 biliões de dólares a nível mundial. O investimento da Portugal Ventures irá permitir o aumento da equipa liderada por José Murta, nas áreas de vendas, tecnologia e marketing de modo a potenciar a procura deste tipo de produto e abrir outros destinos de sonho. Atualmente a Tripwix encontra-se em Portugal, México e Espanha, Itália e Turquia.
Para além destes 4 novos investimentos, decorrem ainda negociações com os promotores de mais 8 projetos com boas perspetivas de serem concluídas com sucesso.