7 de Novembro de 2021






Como é que a Inteligência Artificial pode aprimorar a experiência do Cliente?


A Inteligência Artificial invadiu o nosso dia a dia de forma tão natural que, muitas vezes, nem nos apercebemos da importância e do impacto que tem na nossa interação com as marcas.

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eja qual for o setor de atividade, a Inteligência Artificial (IA) está a transformar a forma como as empresas lidam com os clientes, trazendo ganhos de produtividade e competitividade. Desde o serviço de apoio ao cliente aos pro­ces­sos de negócio automatizados, a IA re­pre­­senta um enorme passo para o cres­cimento das empresas permitindo otimi­zar a eficiência, a estratégia e as opor­tunidades.

Os clientes estão cada vez mais exigentes com as marcas e procuram experiências impactantes, personalizadas e envolventes. Aliás, vários estudos comprovam que a experiência é mais importante e valorizada pelos clientes do que propriamente o fator preço.

Se antigamente bastava ter o melhor produto ou serviço, hoje o foco das empresas está não só no nível da qualidade, mas também na experiência que proporcionam aos seus clientes, pois é claramente um fator determinante e diferencial para fidelizar ou conquistar                      

novos públicos.

Assim, o cliente passa a estar no centro das estratégias, sendo crucial criar experiências positivas, envolventes e impactantes que fidelizem e envolvam e transformem os consumidores em em­bai­xadores da marca.

Com a pandemia, assistimos ainda à solidificação das vendas online, o que trouxe novos pontos de vista às empresas na relação com os seus consumidores. 

Esta tendência cria novas opor­tunidades e desafios às empresas, que são obrigadas a ter uma presença digital forte, um serviço de entregas otimizado e um atendimento rápido e eficiente. 

Desde o momento em que o cliente faz a encomenda até à sua receção, procura prontidão, eficiência e agilidade e ao adotar soluções de IA, a sua empresa consegue proporcionar um serviço de excelência, reduzir custos e aumentar as vantagens competitivas face à con­cor­rência.

Quantos de nós não nos deparamos com anúncios de algo que estávamos à procura?

A verdade é que passamos a maior parte do tempo conectados, e os insights gerados permitem que as marcas construam um relacionamento mais forte com o consumidor, dando recomen­dações de produtos relevantes face à sua procura, potenciando assim as vendas.

Todas as interações do consumidor geram dados pelo que as empresas que conseguem retirar insights dessas infor­mações conseguem otimizar a sua estra­tégia, desenvolver campanhas asser­tivas e criar uma maior conexão com os seus clientes.

As soluções baseadas em IA ajudam as organizações a terem uma ligação mais próxima e personalizada com os seus clientes, fazer recomendações certeiras, oferecer uma proposta de valor real e produzir conteúdo direcionado às necessidades dos clientes potenciando assim uma maior eficiência e satisfação.

Entender a forma como o cliente se comporta, o que procura, e onde, ajuda as marcas a criarem estratégias mais direcionadas e que se traduzem em novas oportunidades de negócio.




Se por um lado consegue ter um conhecimento detalhado daquilo que o consumidor quer, como quer e quanto está disposto a pagar, por outro a inteligência artificial permite automatizar alguns processos, tornando-os mais rápidos, padronizados e eficientes, como exemplo, todo o processo de armazenamento, logística e distribuição, ou um serviço pós-venda ágil, rápido e conveniente que cria diferenciação junto do cliente. Mas não podemos falar em IA e experiência do cliente sem mencionar os Chatbots, uma ferramenta poderosa que permite oferecer um atendimento mais personalizado, rápido e eficiente 24/7.







































Neste tempo, em que somos cada vez mais digitais, procuramos experiências envolventes, impactantes e personalizadas que cumpram as suas elevadas expectativas, está pronto para oferecer mais valor aos seus clientes e aumentar assim os seus resultados?








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