As soluções tecnológicas tornaram-se assim cruciais para transformar todos esses dados em insights acionáveis através de dashboards e reports apelativos e facilmente acessíveis. No contexto atual, o Excel e a intuição não têm mais espaço em decisões que necessitam de ser certeiras.
Ainda fará sentido falarmos de Business Intelligence?
Nascido na década de 60 como um sistema para partilhar informações nas empresas, o Business Intelligence envolve a recolha, o armazenamento e a análise de dados para ajudar os gestores a tomar decisões estratégicas e operacionais mais eficientes.
O principal objetivo é proporcionar uma visão consolidada e transversal dos dados disponíveis com recurso a dashboards e relatórios apelativos, atualizados e de leitura fácil.
Através de ferramentas de Business Intelligence, pode ter à distância de um clique informações relevantes como as métricas de desempenho, tendências ou os principais indicadores de gestão, o que significa maior agilidade, flexibilidade e eficiência.
O que é o Analytics?
Mais recentemente surge uma abordagem mais orientada para a exploração de dados de forma a descobrir padrões, tendências e insights de forma a orientar decisões futuras. O Data Analytics envolve uma abordagem mais profunda e complexa, recorrendo a estatísticas e algoritmos avançados.
Enquanto o Business Intelligence se foca em dar uma visão a 360º do panorama atual da organização e resumir o histórico, o Analytics permite responder a questões específicas através de uma análise de dados detalhada. Através da implementação de soluções de Analytics, a empresa consegue fazer previsões e obter insights importantes de forma a responder rapidamente às mudanças no mercado, antecipar as necessidades dos clientes e superar a concorrência.
É inegável que as soluções tecnológicas permitem que qualquer organização tenha uma visão abrangente do seu desempenho, conseguindo assim alinhar melhor as estratégias e otimizar as operações. Com base numa solução de análise de dados, as empresas podem realizar análises automatizadas e em tempo real, proporcionando um conhecimento aprofundado sobre o negócio o que, por sua vez, permite também definir os perfis de clientes, otimizar operações e uma tomada de decisões mais assertiva.
E o futuro?
Quantas vezes já se deparou com a afirmação que os dados são o novo petróleo do século? É verdade que o Mundo está mais digital e que todos nós deixamos uma pegada digital que impacta diretamente nos negócios.
De acordo com a Grand View Research, em 2022, o tamanho do mercado de transformação digital foi estimado em US$ 731,13 mil milhões, e espera-se que atinja uma taxa de
“
Quantas vezes já se deparou com a afirmação que os dados são o novo petróleo do século?
crescimento anual composta (CAGR) de 26,7% até 2030.
Assim, nos próximos anos, a IA e o Machine Learning devem integrar mais ainda os sistemas de BI, aprimorando a análise de dados, as tomadas de decisão e as previsões.
O ano de 2024 será marcado pela IA Generativa, que impulsionará a democratização dos dados e a necessidade de diretrizes mais rigorosas. A partilha de dados continuará a quebras silos de informação e o Data Governance continuará a ser uma tendência a que os gestores devem dar prioridade de forma a garantir a conformidade com as regulamentações.
Em resumo, a última década testemunhou uma revolução no Business Intelligence, moldando a forma como as organizações utilizam os dados para impulsionar o sucesso. O futuro promete avanços emocionantes, com convergência de tecnologias e uma ênfase contínua na acessibilidade e interpretação dos dados. À medida que os especialistas continuam a inovar, o BI permanece no centro da revolução digital.