MARIA DE JESUS FONSECA
Consultora em GRH e Comportamento Organizacional
PLUS - Um Modelo para Tomar Decisões de RH mais éticas
Hoje, lanço-lhe um desafio.
etenha-se na seguinte questão e escreva a sua resposta: Que fatores distinguem a sua empresa permitindo que se destaque no mercado, atraia mais talento e se diferencie como marca empregadora?
Se a sua resposta incluiu a Ética, saiba que a sua reputação poderá estar em alta e os seus colaboradores poderão estar mais motivados e envolvidos do que os da concorrência, precisamente, por trabalharem num local onde a ética é a norma, os padrões éticos de comportamento são integrados nas práticas do dia-a-dia, onde os Líderes fazem dos valores éticos o pilar da sua conduta.
Num artigo da Harvard Business Review advoga-se que as empresas com forte reputação ética têm um valor de mercado 5 vezes maior em comparação com aquelas que não priorizam a ética nas suas ações e operações. Se a sua resposta não incluiu a Ética, há várias coisas que pode fazer para promover uma Cultura Ética na sua empresa:
Promova um espaço seguro e um tempo para abordar abertamente os comportamentos antiéticos, sem medo
Defina os valores que determinam o comportamento ético, tornando claro o que é ou não aceitável na sua empresa, no seu negócio
Dê feedback positivo, reconhecendo e recompensando os padrões e a conduta ética
Responsabilize pelo incumprimento das normas éticas, não permitindo práticas questionáveis, mesmo que produzam bons resultados para a empresa
A Ética está presente em todas as decisões, das maiores às mais pequenas, contribuindo para um melhor funcionamento das equipas e aumentando os níveis de confiança e de compromisso. Uma das áreas mais críticas na implementação de práticas éticas é a Gestão de RH, onde a ética desempenha um papel vital em todos os processos decisórios, nomeadamente:
Sistemas de recompensa
Contratação, retenção e reforma
Gestão e avaliação de desempenho
Decisões de promoção
Despedimento Formação
Disciplina, entre outros