Seguramente que já recebeu no seu e-mail a oferta de um produto alinhado com o seu perfil ou a divulgação de um produto ou serviço que vai de encontro a uma pesquisa que fez na internet. Nada disto seria possível sem o Data Science, uma ciência que possibilita que as empresas conheçam melhor os seus clientes e potenciais clientes, dando assim uma resposta comercial mais eficaz.
O Data Science permite recorrer a algoritmos complexos e análises que organizam os dados, estabelecem padrões, e fazem previsões de forma a auxiliar os gestores nas tomadas de decisão com maior precisão. A tecnologia possibilita extrair conhecimento dos dados, de forma a entender os seus clientes, produtos e processos. Além disso, através da estatística, pode obter hipóteses concretas, antecipando assim cenários futuros.
Sendo uma profissão com um crescimento exponencial, o Data Scientist é o profissional responsável pela extração de dados e o fornecimento de insights que trarão inteligência para o negócio e dará aos decisores um conjunto de ferramentas estratégicas, que possibilitam prever acontecimentos, identificar novas oportunidades de negócio e antever riscos.
O Data Science pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa, uma vez que transforma as formas tradicionais de resolver os desafios e cria novas soluções poderosas, aumentando a eficiência do negócio com decisões sólidas baseadas em conhecimento real e exato com recurso à matemática e à tecnologia para a exploração dos dados e análises preditivas.
Com a ajuda do Machine Learning, um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos, é possível automatizar a transformação de dados em informação. Como sabemos, a quantidade de dados é cada vez mais e as oportunidades geradas com recurso aos insights obtidos também.
Segundo a Gartner, até 2020, mais de 40% das tarefas de Data Science serão executadas por máquinas e essa já é uma realidade nos dias de hoje. A tecnologia permite hoje automatizar qualquer parte do processo em que os seres humanos estão envolvidos, desde a preparação dos dados até à entrega. As organizações percebem que precisam de fazer mais com menos e a melhor maneira de reduzir o tempo é através da automação.
As informações obtidas permitem auxiliá-lo a otimizar muitas áreas do seu negócio, personalizar as campanhas de marketing, e direcionar o futuro com base em decisões mais inteligentes e eficazes.
Hoje, as empresas não podem ignorar as enormes vantagens obtidas com recurso ao Data Science num mercado que se torna a cada dia mais rápido e competitivo.