7 de Fevereiro de 2024


IMG




CARLA SEPÚLVEDA

Vereadora na Câmara Municipal de Braga Pelouros Educação, Inovação e Coesão Social



O desenvolvimento de competências na última década



A última década, revela uma radical alteração no perfil de competências no mundo do trabalho. O mundo vem enfrentado uma série de profundas transformações que vão moldando a forma como as organizações, públicas e privadas, operam e os profissionais desempenham as suas funções.



E

sta grande mudança foi impulsionada principalmente, pelo rápido avanço da tecnologia, mudanças significativas nos métodos e mercado de trabalho, fruto das exigências do aceleramento das formas de estar dos consumidores o que levou ao desenvolvimento de competências específicas que acompanhassem os diversos setores da atividade económica.

Quem hoje não faz compras na internet? 

Quem hoje não fez ainda uma teleconsulta? 

Quem hoje não participou e/ou promoveu uma reunião on-line? 

Quem hoje não conversa com alguém do outro lado do planeta?

Distâncias e barreiras foram repentinamente quebradas. Umas por necessidade imediata, outras por consequência das exigências do próprio consumidor. Empresas e organizações são levadas a responder rapidamente às novas exigências e necessidades do seu público.

Falar de mudanças no perfil de competências profissionais da última década é, assim, falar da Indústria 4.0, ou da quarta revolução industrial, sobretudo da digitalização, da conectividade, da internet e das máquinas ensinadas a pensar. O forte avanço tecnológico tem trazido mudanças significativas para a sociedade quer seja em casa ou no trabalho.

Deste modo, o desenvolvimento de competências tem sido um continuo desafio obrigando empresas e trabalhadores à constante e rápida adaptação, com necessidade de formação continua como forma de acompanhar as tão exigentes mutações do mundo laboral. Impulsionada pela evolução tecnológica, pelas mudanças no mercado de trabalho e pelas transformações sociais, a reclassificação das competências foi alterando rapidamente nos últimos anos, vindo o período pós-pandémico agudizar esta necessidade.

Algumas competências são identificadas como transversais a todas 

as funções,as conhecidas soft skills ou competências pessoais, outras são mais especificas a cada função, sendo conhecidas por hard skills, competências adquiridas na formação base e na formação especifica, não se limitando o desenvolvimento de competências apenas à educação formal, mas também à combinação de experiências práticas, aprendizagem ao longo da vida e competências interpessoais essenciais para o sucesso pessoal e profissional.

Assim, nos últimos 10 anos assistimos à significativa necessidade de adaptação das competências e áreas-chave para o mercado de trabalho. Entre as mais importantes poderemos destacar 10 novas competências como as mais significativas:

1. Tecnologia e Digitalização

Com o avanço da tecnologia, as competências digitais tornaram-se essenciais em praticamente todos os setores de atividade obrigando a uma emergente alfabetização digital destacando-se a programação,

análise de dados, cibersegurança, inteligência artificial. Estas competências tornaram-se cruciais em quase todas as áreas profissionais.

2. Trabalho remoto e Competências de colaboração virtual:

Com o aumento do trabalho remoto, as competências de colaboração virtual, gestão do tempo, organização e autonomia tornaram-se fundamentais para o sucesso profissional.

3. Pensamento Critico e Resolução de Problemas

A capacidade de analisar informações, pensar criticamente, tomar decisões assertivas e a resolução de problemas de maneira eficaz são cada vez mais competências valorizadas no trabalhador e essenciais nos nossos dias.

4. Competências Socioemocionais

Com a crescente importância da colaboração e do trabalho em equipa as competências interpessoais tais como a empatia, a comunicação eficaz, a inteligência emocional, o relacionamento interpessoal, a colaboração e liderança, passaram a ser essenciais no perfil do trabalhador.

5. APRENDIZAGEM CONTINUA E ADAPTABILIDADE:

A formação ao longo da vida, a mentalidade de crescimento, a adaptação a novas situações e a 


flexibilidade diante de mudanças repentinas são fundamentais num ambiente de trabalho em constante mutação e evolução.

6. Inovação e Criatividade:

Estimular a criatividade e a capacidade de inovação tornou-se crucial para a solução de problemas complexos e para o trabalhador se destacar em diversos campos. especialmente em setores onde a disrupção é constante. Por sua vez a criatividade e a capacidade de inovação tornam-se competências chave para as empresas se manterem competitivas. Isso envolve a capacidade de pensar fora da caixa, resolver problemas de maneira original e desenvolver novas ideias.

7. Liderança e Gestão de Equipas:

Competências de liderança, gestão de equipas, capacidade de motivar, inspirar e gerir pessoas são cada vez mais valorizadas em todos os níveis hierárquicos.

8. GESTÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO:

Com a sobrecarga de informações e responsabilidades, a competência de gestão do tempo a par da priorização de urgências e capacidade de organização é fundamental no profissional atual.

9. CONSCIÊNCIA CULTURAL E DIVERSIDADE:

Num mundo cada vez mais 

globalizado, a compreensão e a valorização da diversidade cultural e a capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais são valiosas e fundamentais nas competências do trabalhador atual.

10. Sustentabilidade e Responsabilidade Social:
Há uma crescente ênfase na incorporação de práticas sustentáveis e de responsabilidade social em todas as áreas de trabalho, exigindo-se competências relacionadas com a consciência ambiental e responsabilidade corporativa.
Em suma, desde a aceleração da digitalização e a adoção em massa do trabalho remoto, à valorização das competências e a crescente procura por profissionais de tecnologia, percebem-se as profundas e até radicais transformações que têm vindo a remodelar o panorama profissional no mundo atual.
Neste sentido, engane-se quem pense que não terá que se readaptar continuamente num mundo em constante mutação e reboliço laboral. A formação contínua e ao longo da vida tornou-se, assim, uma necessidade premente para que se possa acompanhar as tendências do mundo atual. As competências do futuro continuarão a ter que acompanhar as rápidas tendências da sociedade consumista e apressada por ser sempre cada vez melhor e mais eficaz.


paragraph

Newsletter Start&Go