1 de Agosto de 2021





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MARIA DE JESUS FONSECA

Consultora em GRH e Comportamento Organizacional




Guerra de Talento: A Importância de criar uma Experiência do Colaborador (EX) inesquecível


A sua empresa está nesta arena de Guerra de Talento? 



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Gestão de RH da sua empresa “queixa-se” da dificuldade de atrair, reter e envolver os melhores profis­sionais? Se a resposta foi afirmativa, precisa conhecer e aplicar o conceito de “Employee Experience”, Experiência do Colabo­rador, pois, segundo os especialistas, uma das solução para esta “guerra” pode estar na “economia da experiência”.

Entender o que é o “employee experience” e promover uma “expe­riência memorável” ao longo de todo o ciclo de vida do colaborador na empresa é, de acordo com o site Melhores Em­presas para Trabalhar em Portugal, um dos principais fatores de sucesso orga­nizacional.

Uma experiência positiva, mesmo inesquecível, dos colaboradores afeta o seu nível de compromisso, produti­vidade, qualidade do trabalho e Lealdade à Marca empregadora.

O conceito pode ser definido como as perceções dos colaboradores sobre a empresa que se formam a partir das interações com a gestão, colegas, clientes, com a tecnologia, o ambiente físico, os valores da organização, as suas práticas de liderança, os procedimentos e processos de trabalho.

Estas interações definem-se nos touchpoints que ocorrem ao longo da jornada do colaborador na empresa, desde o momento da atração, recruta­mento e seleção, onboarding, formação e desenvolvimento e saída.

Do ponto de vista prático, para os Gestores de RH importa perceber que iniciativas podem adotar para melhorar a experiência dos colaboradores nas respetivas empresas, criando significado, conexão, valorização e impacto positivo nos colaboradores.

A EX é agora vista, na Gestão de RH, como uma das principais condições para atrair e reter talentos. As pessoas que têm uma boa experiência no trabalho têm maior nível de motivação e usam todas as suas capacidades e competências para contribuir para a missão da empresa. Este novo modelo de RH assenta na visão da empresa como um mercado interno, em que os colaboradores são considerados clientes e corresponde a uma cultura or­ganizacional centrada no colaborador, onde “a satisfação dos clientes acom­panha a satisfação dos colaboradores” (www.greatplacetowork.pt).

Os resultados de alguns estudos indicam que, para uma experiência positiva dos colaboradores, a Liderança tem a maior importância. Seguidamente surge a Oportunidade de Desen­vol­vi­mento, a Cultura Organizacional Posi­tiva e a Comunicação.

Isto significa que, na perceção dos colaboradores, os líderes têm um papel fulcral na criação de uma experiência positiva, bem como um impacto sig­nificativo no ambiente de trabalho para que este seja envolvente, agradável e produtivo. Entre as práticas de liderança, destacam-se aquelas que promovem a autonomia e o bem-estar dos colabo­radores.

De acordo com estes dados, os departamentos de RH e os líderes organizacionais podem aplicar diferentes iniciativas para impulsionar a experiência dos seus colaboradores. O modelo de Didem Yildiz, oferece algumas orientações para que a sua empresa possa fazer uma auto avaliação e, bem assim, definir áreas de melhoria:


Objetivo: Criar uma experiência do colaborador positiva


• Liderança: liderança transformacional; gestão participada; coaching; inspiração


• Formação e Desenvolvimento: oportu­nidades de crescimento; experi­mentação; empowerment; clarificação de objetivos e expetativas

• Cultura Organizacional Positiva: Visão comum e envolvimento; Justiça e Confiança; flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional, reconhecimento e recompensas


• Comunicação: clareza e transparência; ambiente colaborativo; partilha de conhecimento; feedback contínuo e construtivo

Desenhar uma EX inesquecível trará benefícios para a empresa, para os colaboradores e para os clientes; daí que se algum dos quatro pilares do EX for fraco poderá colocar em perigo sucesso da sua empresa.


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