MARIA DE JESUS FONSECA
Consultora em GRH e Comportamento Organizacional
Guerra de Talento: A Importância de criar uma Experiência do Colaborador (EX) inesquecível
A sua empresa está nesta arena de Guerra de Talento?
Gestão de RH da sua empresa “queixa-se” da dificuldade de atrair, reter e envolver os melhores profissionais? Se a resposta foi afirmativa, precisa conhecer e aplicar o conceito de “Employee Experience”, Experiência do Colaborador, pois, segundo os especialistas, uma das solução para esta “guerra” pode estar na “economia da experiência”.
Entender o que é o “employee experience” e promover uma “experiência memorável” ao longo de todo o ciclo de vida do colaborador na empresa é, de acordo com o site Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, um dos principais fatores de sucesso organizacional.
Uma experiência positiva, mesmo inesquecível, dos colaboradores afeta o seu nível de compromisso, produtividade, qualidade do trabalho e Lealdade à Marca empregadora.
O conceito pode ser definido como as perceções dos colaboradores sobre a empresa que se formam a partir das interações com a gestão, colegas, clientes, com a tecnologia, o ambiente físico, os valores da organização, as suas práticas de liderança, os procedimentos e processos de trabalho.
Estas interações definem-se nos touchpoints que ocorrem ao longo da jornada do colaborador na empresa, desde o momento da atração, recrutamento e seleção, onboarding, formação e desenvolvimento e saída.
Do ponto de vista prático, para os Gestores de RH importa perceber que iniciativas podem adotar para melhorar a experiência dos colaboradores nas respetivas empresas, criando significado, conexão, valorização e impacto positivo nos colaboradores.
A EX é agora vista, na Gestão de RH, como uma das principais condições para atrair e reter talentos. As pessoas que têm uma boa experiência no trabalho têm maior nível de motivação e usam todas as suas capacidades e competências para contribuir para a missão da empresa. Este novo modelo de RH assenta na visão da empresa como um mercado interno, em que os colaboradores são considerados clientes e corresponde a uma cultura organizacional centrada no colaborador, onde “a satisfação dos clientes acompanha a satisfação dos colaboradores” (www.greatplacetowork.pt).
Os resultados de alguns estudos indicam que, para uma experiência positiva dos colaboradores, a Liderança tem a maior importância. Seguidamente surge a Oportunidade de Desenvolvimento, a Cultura Organizacional Positiva e a Comunicação.
Isto significa que, na perceção dos colaboradores, os líderes têm um papel fulcral na criação de uma experiência positiva, bem como um impacto significativo no ambiente de trabalho para que este seja envolvente, agradável e produtivo. Entre as práticas de liderança, destacam-se aquelas que promovem a autonomia e o bem-estar dos colaboradores.
De acordo com estes dados, os departamentos de RH e os líderes organizacionais podem aplicar diferentes iniciativas para impulsionar a experiência dos seus colaboradores. O modelo de Didem Yildiz, oferece algumas orientações para que a sua empresa possa fazer uma auto avaliação e, bem assim, definir áreas de melhoria:
• Liderança: liderança transformacional; gestão participada; coaching; inspiração
• Formação e Desenvolvimento: oportunidades de crescimento; experimentação; empowerment; clarificação de objetivos e expetativas
• Cultura Organizacional Positiva: Visão comum e envolvimento; Justiça e Confiança; flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional, reconhecimento e recompensas