MARIA DE JESUS FONSECA
Consultora em GRH e Comportamento Organizacional
10 Anos… Dez tendências para a GRH
Nos últimos 10 anos, a Gestão de RH tem ultrapassado desafios cruciais para o sucesso das empresas reforçando a importância do seu papel no design da organização e de novas formas de trabalho, na ligação das pessoas ao negócio bem como no seu inverso: uma melhor ligação da empresa aos seus Colaboradores, dando ênfase à Comunicação Interna, ao Envolvimento, à Motivação, ao Bem-Estar, à Inclusão, à Liderança
s Gestores de RH afirmaram-se, deste modo, como uma força impulsora no Campo de Forças das empresas, ora colmatando as necessidades atuais (“RH em Emergência”, como refere o Doutor Pedro Ramos, Presidente da APG), ora antecipando as necessidades futuras determinantes para a Gestão Estratégica e a Retenção de Talento.
Deste modo, comemorando os 10 anos da Revista Start&Go e de entre a miríade de temas passíveis de abordar, optei por sintetizar 10 tendências que, dizem os especialistas, poderão vir a ter um forte impacto na Gestão de RH nos próximos anos.
Estas tendências deverão integrar a agenda da Gestão de Pessoas nas empresas, sugerindo-se que sejam ouvidos os colaboradores sobre as mesmas e estudadas formas de exponenciar os aspetos positivos e reduzir os seus possíveis efeitos negativos.
Assim, a transformação do mundo do trabalho poderá passar por uma ou mais das seguintes formas:
#1 - Anywhere Office
O teletrabalho pode ser realizado a partir de qualquer lugar, tal como, hotéis, bibliotecas, praia, espaços de “coworking” (ou quaisquer outros), não havendo exigência de que seja realizado em casa (“home office”).
#2 - Flexibilidade da Jornada de Trabalho
Implementação de medidas que permitem ao colaborador gerir os seus tempos de trabalho, tendo como principal objetivo Conciliar a Vida Pessoal e Profissional, com um impacto positivo nas suas rotinas e produtividade.
#3 - Inteligência Artificial e Automação
Modelos de Gestão de RH fundamentados em plataformas digitais de gestão da informação, permitindo a empresas de todas as dimensões e setores configurar os módulos de
acordo com as suas necessidades, agilizar processos, antecipar resultados e criar mais valor na relação com colaboradores e candidatos.
#4 - “Uberização” do Trabalho
Novos modelos de trabalho criados a partir de plataformas digitais, a exemplo da Uber.
#5 - Aprendizagem Personalizada
Plataformas educacionais parametrizáveis e costumizadas que permitem uma aprendizagem rápida e significativa, através das quais o acesso ao conhecimento é feito da forma mais adequada à realidade e rotina de cada colaborador, do tipo “Learn it yourself”, com recursos motivadores como gamificação, multipercursos e interatividade.
#6 - Ergonomia Cognitiva
Além da ergonomia física, preocupação com a ergonomia cognitiva, através da criação de ambientes que permitam ao colaborador tirar o máximo partido do seu potencial e competências, otimizando o foco, a atenção,