6 de Fevereiro de 2024


IMG




MARIA DE JESUS FONSECA

Consultora em GRH e Comportamento Organizacional



10 Anos… Dez tendências para a GRH



Nos últimos 10 anos, a Gestão de RH tem ultrapassado desafios cruciais para o sucesso das empresas reforçando a importância do seu papel no design da organização e de novas formas de trabalho, na ligação das pessoas ao negócio bem como no seu inverso: uma melhor ligação da empresa aos seus Colaboradores, dando ênfase à Comunicação Interna, ao Envolvimento, à Motivação, ao Bem-Estar, à Inclusão, à Liderança



O

s Gestores de RH afirmaram-se, deste modo, como uma força impulsora no Campo de Forças das empresas, ora colmatando as necessidades atuais (“RH em Emergência”, como refere o Doutor Pedro Ramos, Presidente da APG), ora antecipando as necessidades futuras determinantes para a Gestão Estratégica e a Retenção de Talento.

Deste modo, comemorando os 10 anos da Revista Start&Go e de entre a miríade de temas passíveis de abordar, optei por sintetizar 10 tendências que, dizem os especialistas, poderão vir a ter um forte impacto na Gestão de RH nos próximos anos.

Estas tendências deverão integrar a agenda da Gestão de Pessoas nas empresas, sugerindo-se que sejam ouvidos os colaboradores sobre as mesmas e estudadas formas de exponenciar os aspetos positivos e reduzir os seus possíveis efeitos negativos.

Assim, a transformação do mundo do trabalho poderá passar por uma ou mais das seguintes formas:

#1 - Anywhere Office

O teletrabalho pode ser realizado a partir de qualquer lugar, tal como, hotéis, bibliotecas, praia, espaços de “coworking” (ou quaisquer outros), não havendo exigência de que seja realizado em casa (“home office”).

#2 - Flexibilidade da Jornada de Trabalho

Implementação de medidas que permitem ao colaborador gerir os seus tempos de trabalho, tendo como principal objetivo Conciliar a Vida Pessoal e Profissional, com um impacto positivo nas suas rotinas e produtividade.

#3 - Inteligência Artificial e Automação

Modelos de Gestão de RH fundamentados em plataformas digitais de gestão da informação, permitindo a empresas de todas as dimensões e setores configurar os módulos de

acordo com as suas necessidades, agilizar processos, antecipar resultados e criar mais valor na relação com colaboradores e candidatos.

#4 - “Uberização” do Trabalho

Novos modelos de trabalho criados a partir de plataformas digitais, a exemplo da Uber.

#5 - Aprendizagem Personalizada

Plataformas educacionais parametrizáveis e costumizadas que permitem uma aprendizagem rápida e significativa, através das quais o acesso ao conhecimento é feito da forma mais adequada à realidade e rotina de cada colaborador, do tipo “Learn it yourself”, com recursos motivadores como gamificação, multipercursos e interatividade.

#6 - Ergonomia Cognitiva

Além da ergonomia física, preocupação com a ergonomia cognitiva, através da criação de ambientes que permitam ao colaborador tirar o máximo partido do seu potencial e competências, otimizando o foco, a atenção,

a memória, a concentração e o raciocínio, necessários a um desempenho de elevada qualidade.

#7 - Saúde Mental e Riscos Psicossociais

Implementação de Programas de Assistência à saúde mental dos Colaboradores e de práticas adequadas de bem-estar reduzindo os riscos de danos físicos, sociais ou psicológicos para os colaboradores (stress, esgotamento profissional, ansiedade ou depressão) resultantes de uma deficitária definição de tarefas, falta de organização ou problemas na estrutura da empresa.

#8 - Sustentabilidade e GRH Verde

Aplicação e desenvolvimentode Práticas Verdes nos processos críticos da Gestão de Recursos Humanos, adotando iniciativas que geram maior eficiência, melhor desempenho ambiental e redução da pegada ecológica da empresa.

9- Experiência do Colaborador – a Vantagem Competitiva

O conceito de Experiência deve estar integrado em todos os processos de Gestão de RH, tendo cada vez mais em conta aquilo que cada colaborador precisa e valoriza (personalização e experiência pessoal) e deve também ser praticado por todos dentro da empresa, incluindo as Chefias, no sentido de criar uma organização na qual as pessoas querem estar.

#10 - EMPLOYER BRAND LOVE

Ser uma Marca que gera paixão é uma das tendências para atrair e reter Talento. Os Recursos Humanos devem contribuir para a construção de uma Marca Empregadora com forte reputação, de sucesso e que seja atrativa, quer para novos candidatos quer para os atuais colaboradores. Para isso, podem seguir esta tendência, implementando processos, programas, 

atividades e recursos que garantem que os Colaboradores se encontram na sua melhor versão, partilham um sentimento de pertença e contribuem ativamente para o sucesso da Missão e dos resultados da organização.


Fruto de um contexto de mudanças aceleradas cujas consequências nem sempre são previsíveis e face aos desafios que se colocam às empresas, a Gestão de RH tem sofrido alterações significativas nas suas Políticas, Práticas e Papéis. Entre desafios superados, alguns insucessos pelo caminho e muitos riscos assumidos, os Gestores de RH são e serão cada vez mais relevantes, influenciando não só a satisfação e a retenção dos colabora­dores, mas também a definição da Estratégia e o crescimento das empresas.

À Revista Start&Go e à Mónica Monteiro, os meus parabéns! Como é usual dizer-se, “venham mais 10!”. Votos de Sucesso!



Newsletter Start&Go