Futuro dos RH em 2024: transformação do setor
O setor dos RH enfrenta uma das maiores mudanças de paradigma da sua história, e 2024 será um ano de transformação radical.
Factorial, empresa de software especializada na gestão dos Recursos Humanos, revela as suas três previsões de tendências de RH para este ano, destacando a Inteligência Artificial (IA) como um dos principais vetores de evolução do setor.
O salto para os RH 5.0
O conceito de Recursos Humanos 5.0 representa uma nova abordagem que coloca as pessoas no cerne das decisõeS das empresas e utiliza a tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a eficiência dos processos. Neste sentido, promove a utilização de tecnologias como a IA, a automação e as plataformas de engagement para tornar a gestão de pessoas mais ágil e eficiente, mas sem descurar relações laborais humanizadas.
Esta tendência para 2024 foca-se em vários aspetos-chave: priorizar o bem-estar dos colaboradores para promover um estado emocional saudável; automatizar processos para libertar os gestores de RH de tarefas repetitivas para que realizem atividades mais estratégicas; e a gestão de talento com foco no crescimento profissional das pessoas, tanto para as atrair como para as reter mais facilmente.
Neste contexto, é expectável que a Inteligência Artificial adquira uma relevância cada vez crescente nas organizações, quer para economizar ou redirecionar custos, quer para evitar erros humanos ou preconceitos:
• Em 2024 será essencial implementar algoritmos capazes de avaliar os candidatos com base em critérios objetivos, reduzindo o impacto dos preconceitos inconscientes nos processos de contratação, por exemplo relacionados com o género, a raça ou a origem;
• A maior parte das empresas recebe diariamente um elevado volume de candidaturas para as suas vagas, sendo que até as PME podem acumular centenas de currículos de um dia para o outro. Outro bom exemplo da aplicação da IA nos RH são as ferramentas de software já existentes, que analisam de forma automática e rápida as informações presentes nos currículos, fornecendo um resumo das competências dos candidatos.
Da digitalização à tomada de decisões baseadas em dados
A digitalização terá uma presença mais abrangente na área de RH das empresas em 2024, nomeadamente nos processos de bem-estar e satisfação no trabalho. Contudo, ainda há um caminho a percorrer para que as empresas portuguesas passem a ser
consideradas data-driven (orientadas por dados) em termos de gestão de pessoas.
Neste sentido, cada vez mais empresas vão passar a utilizar ferramentas para tomar decisões de RH baseadas em dados, e as grandes empresas vão ser fundamentais para estimular este crescimento do software de análise/analítica. A adoção destas novas ferramentas permitirá uma tomada de decisões mais informada através da análise dos dados de desempenho dos colaboradores, da identificação dos seus padrões de comportamento e da previsão das necessidades de desenvolvimento das equipas.
O employer branding como prioridade para a atratividade
O employer branding – ou seja, a imagem e a perceção que uma empresa projeta enquanto marca empregadora – será uma prioridade fundamental para os departamentos de RH este ano, no sentido de conseguirem que as empresas se destaquem das demais no mercado. Este foco na marca empregadora deverá demonstrar o papel essencial das empresas no mercado de trabalho atual, onde uma perceção positiva pode fazer toda a diferença na atração e retenção dos melhores talentos – sobretudo em setores muito competitivos, como o da tecnologia.