10 de Março de 2024



Futuro dos RH em 2024: transformação do setor



O setor dos RH enfrenta uma das maiores mudanças de paradigma da sua história, e 2024 será um ano de transformação radical.

 



A

Factorial, empresa de software especializada na gestão dos Recursos Humanos, revela as suas três previsões de tendências de RH para este ano, destacando a Inteligência Artificial (IA) como um dos principais vetores de evolução do setor.

O salto para os RH 5.0

O conceito de Recursos Humanos 5.0 representa uma nova abordagem que coloca as pessoas no cerne das decisõeS das empresas e utiliza a tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a eficiência dos processos. Neste sentido, promove a utilização de tecnologias como a IA, a automação e as plataformas de engagement para tornar a gestão de pessoas mais ágil e eficiente, mas sem descurar relações laborais humanizadas.

Esta tendência para 2024 foca-se em vários aspetos-chave: priorizar o bem-estar dos colaboradores para promover um estado emocional saudável; automatizar processos para libertar os gestores de RH de tarefas repetitivas para que realizem atividades mais estratégicas; e a gestão de talento com foco no crescimento profissional das pessoas, tanto para as atrair como para as reter mais facilmente.




Neste contexto, é expectável que a Inteligência Artificial adquira uma relevância cada vez crescente nas organizações, quer para economizar ou redirecionar custos, quer para evitar erros humanos ou preconceitos:

• Em 2024 será essencial implementar algoritmos capazes de avaliar os candidatos com base em critérios objetivos, reduzindo o impacto dos preconceitos inconscientes nos processos de contratação, por exemplo relacionados com o género, a raça ou a origem;

• A maior parte das empresas recebe diariamente um elevado volume de candidaturas para as suas vagas, sendo que até as PME podem acumular centenas de currículos de um dia para o outro. Outro bom exemplo da aplicação da IA nos RH são as ferramentas de software já existentes, que analisam de forma automática e rápida as informações presentes nos currículos, fornecendo um resumo das competências dos candidatos.

Da digitalização à tomada de decisões baseadas em dados

A digitalização terá uma presença mais abrangente na área de RH das empresas em 2024, nomeadamente nos processos de bem-estar e satisfação no trabalho. Contudo, ainda há um caminho a percorrer para que as empresas portuguesas passem a ser

consideradas data-driven (orientadas por dados) em termos de gestão de pessoas.

Neste sentido, cada vez mais empresas vão passar a utilizar ferramentas para tomar decisões de RH baseadas em dados, e as grandes empresas vão ser fundamentais para estimular este crescimento do software de análise/analítica. A adoção destas novas ferramentas permitirá uma tomada de decisões mais informada através da análise dos dados de desempenho dos colaboradores, da identificação dos seus padrões de comportamento e da previsão das necessidades de desenvolvimento das equipas.

O employer branding como prioridade para a atratividade

O employer branding – ou seja, a imagem e a perceção que uma empresa projeta enquanto marca empregadora – será uma prioridade fundamental para os departamentos de RH este ano, no sentido de conseguirem que as empresas se destaquem das demais no mercado. Este foco na marca emprega­dora deverá demonstrar o papel essencial das empresas no mercado de trabalho atual, onde uma perceção positiva pode fazer toda a diferença na atração e retenção dos melhores talentos – sobretudo em setores muito competitivos, como o da tecnologia.



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