PATRICIA FLORES
Marketing Coordinator na BI4ALL
A era da IA Generativa: Como criar conteúdo envolvente para a sua marca
De acordo com um estudo da HubSpot, 85% dos profissionais de marketing acreditam que a Inteligência Artificial Generativa terá um impacto transformador na criação de conteúdos em 2024.
té porque nunca foi tão fácil usar as ferramente de IA Generativa para gerar conteúdo. Mas que benefícios trazem estas ferramentas para as empresas e, nomeadamente, para as equipas de Marketing?
A IA Generativa possibilita através de modelos de IA gerar texto, imagem, áudio e vídeos semelhantes aos humanos. Através de redes neuronais, estes modelos analisam padrões de dados existentes para gerar conteúdos novos e únicos.
Na verdade, a adoção da IA por parte dos profissionais de marketing permite elevar a qualidade e a eficácia do conteúdo, ao mesmo tempo que aumenta a rapidez na produção e a libertação para tarefas mais criativas e estratégicas. Estamos perante uma mudança de paradigma, onde por um lado reconhecemos o valor do conteúdo para fidelizar e criar relações fortes com os clientes, e por outro queremos gerar valor, diferenciação e personalização.
Queremos que cada cliente se sinta único e por isso temos de ter uma voz única e direcionada da marca.
O mesmo estudo refere ainda que 63% dos marketeers preveem que a maioria dos conteúdos terá a assistência da IA. Então como criamos nós conteúdo personalizado e envolvente? Como podemos retirar o melhor das ferramentas atualmente disponíveis ao mesmo tempo que queremos diferenciar a nossa marca?
Geração de conteúdo personalizado: algoritmos de IA Generativa conseguem analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões de comportamento do consumidor e preferências individuais. Estes insights permitem criar conteúdo altamente personalizado, aumentando assim o envolvimento e a fidelidade do cliente.
Automatização de produção de conteúdo: ferramentas de IA Generativa podem ser usadas para gerar automaticamente uma série de conteúdos, desde artigos de blog até posts para as redes sociais. As equipas
poupam assim tempo e recursos, podendo assim concentrar-se em estratégias mais criativas.
Otimização de SEO: algoritmos de IA analisam padrões de pesquisa e tendências de SEO para ajudar na criação de conteúdo otimizado. Melhora assim a visibilidade online da marca e atrai mais tráfego qualificado para o site.
Criação de conteúdo multimedia: a IA Generativa não está limitada a texto, aliás pode ser usada para criar conteúdos multimédia, como vídeos, infográficos e imagens. Isso permite que as marcas diversifiquem a sua estratégia de conteúdo, apresentem vários formatos e atinjam diferentes tipos de público.
Análise preditiva de desempenho: algoritmos de IA podem analisar dados de desempenho passados e atuais para prever quais tipos de conteúdo serão mais bem-sucedidos no futuro. Isso permite que as empresas ajustem as suas estratégias de conteúdo com base em insights acionáveis, maximizando então o ROI.