Sage apresenta as três tendências de RH que veremos em 2021
2020 foi um dos anos mais desafiantes para os departamentos de RH. Enquanto as empresas lutavam para sobreviver, os gestores de RH tiveram que centrar todos os seus esforços para que as equipas fossem o menos prejudicadas possível.
medida que as empresas preparam 2021, os departamentos de RH estarão no centro da transformação digital, utilizando tecnologia de forma inovadora para promover uma forma de trabalho paralelamente ideal e sustentável. Este processo enquadra-se no conceito de ‘Digitivação’ promovido pela Sage. A empresa, líder mundial do setor tecnológico, propõe a utilização da digitalização e dos ambientes digitais para uma reativação económica mais rápida e ágil, e ao mesmo tempo mais humana, flexível e sustentável.
Estas são as três principais tendências que veremos no setor de RH em 2021:
1. O departamento de RH será fundamental para aumentar a resiliência empresarial e o trabalho sustentável
Com a evolução da pandemia é certo que os colaboradores continuarão a recorrer ao teletrabalho. Assim, o novos status quo será incluir modelos de trabalho híbridos nas estratégias empresariais, procurando que a coerência e a resiliência sejam os pilares sobre os quais assenta o ‘flexiwork’. As empresas têm de adaptar-se a um panorama laboral em constante mudança e cada vez mais digital; assim, segundo um relatório da KPMG, 69% dos líderes de RH acredita que a função deste departamento deve transformar-se por completo.
As práticas de trabalho sustentáveis em que os colaboradores se sentem ____
satisfeitos, confortáveis e apoiados são fundamentais para a produtividade e o êxito empresarial.
No entanto, podem ser difíceis de manter quando os colaboradores não trabalham de forma presencial e a sua saúde mental e bem-estar podem ver-se afetados. É por isto que se espera que os RH aumentem o investimento na análise e monitorização dos colaboradores.
Estas ferramentas vão ajudar os gestores de pessoas a compreender em tempo real as mudanças que ocorrem na organização – desde como evolui a experiência do colaborador virtual, até uma resposta rápida na alocação de recursos e apoio adicional quando necessário.
Assim, segundo a Gartner, espera-se que esta prática traga benefícios reais a 52% dos líderes de RH.