CARLA SEPÚLVEDA
CEO Believe2Win, Consultora e Gestora de Projetos Internacionais
O Autoconhecimento e a Liderança eficaz na Gestão de Pessoas
Nunca antes foi tão importante ter domínio sobre nós próprios como atualmente. A turbulência em que vivemos faz-nos pôr em prática, a toda a hora, comportamentos adormecidos ou até desconhecidos em nós mesmo.
autoconhecimento é, cada vez mais, fundamental para o equilíbrio entre a emoção e a reação.
A compreensão profunda do nosso EU permite-nos descobrir quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. Desenvolver o autoconhecimento permite, assim, conhecer as nossas qualidades, fraquezas, capacidades, motivações, metas e até o propósito de vida. Estas revelações permitem-nos investir continuamente na melhoria das fraquezas e ultrapassar crenças limitantes aumentando o grau de satisfação permanente rumo à luta pelos nossos sonhos!
O autoconhecimento é a chave para a tomada de consciência necessária para repensar atitudes, fortalecer qualidades, enfrentar eventuais mudanças de cabeça erguida, potencializar a coragem, reconhecer e aceitar emoções negativas e trabalhar para que estas sejam modificadas.
Além disso, possibilita encontrar o equilíbrio necessário bem como janelas de oportunidade para o desenvolvimento contínuo, fundamental para acompanhar com sabedoria e inteligência emocional suficiente para lidar com as mutações constantes no mundo atual.
Permite também encontrar novos caminhos para a tão almejada qualidade de vida e bem-estar. Essa habilidade é, desta forma, essencial para alcançar o equilíbrio e fundamental para o crescimento pessoal e profissional tonando-se a base para o estabelecimento de objetivos e metas.
Profissionalmente, o autoconhecimento é um processo fundamental para capacitar e auxiliar o líder a alcançar resultados extraordinários e obter _____
uma experiência cada vez mais profunda na sua área de atuação permitindo o alcance de objetivos pessoais e, em simultâneo, potenciar o crescimento exponencial da organização.
E de que modo o autoconhecimento é tão importante, hoje em dia, na liderança e gestão de pessoas? O velho paradigma a liderança do “eu mando, você obedece”, apesar de ainda enraizado em algumas organizações, está profundamente desatualizado.