CARLA SEPÚLVEDA
CEO Believe2Win, Consultora e Gestora de Projetos Internacionais
Fotografias D.R.
Competências Humanas
no Mundo atual
Os atuais dias de confinamento obrigatório repentino provam o quão adaptáveis e flexíveis somos na chamada “hora da verdade”. Aquela hora que nos coloca no lugar e nos exige criatividade, resiliência e adaptação ao mundo novo!
A intitulada “nova normalidade” trouxe à ribalta a urgente necessidade de readaptação e redefinição do grau de importância das competências necessárias a todos os níveis sobretudo ao mundo do trabalho.
As competências humanas passam assim a estar, cada vez mais, no centro das atenções dos gestores das organizações no mundo corporativo.
As Hard Skills (competências técnicas) passaram para segundo plano, dando lugar e cada vez mais importância às Soft Skills (competências comportamentais e sociais) que são nem mais nem menos as características pessoais de cada um de nós, com origem única e ampla, na experiência psicossocial de cada indivíduo, cultura e educação, de entre outros fatores. Nestas características incluem-se as competências relacionais que ditam a forma como cada um se relaciona e interage com o outro e de que forma esta interação afeta os relacionamentos em ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipa de trabalho.
As Soft Skills estão, por isso, no centro da atenção dos recrutadores que tentam _________
As Hard Skills (competências técnicas) passaram para segundo plano, dando lugar e cada vez mais importância às Soft Skills (competências comportamentais e sociais) que são nem mais nem menos as características pessoais de cada um de nós
ao máximo captar as habilidades individuais daqueles que procuram para integrar as sua equipas de trabalho. Do mesmo modo os departamentos de Recursos Humanos apostam, cada vez mais, na valorização do capital humano interno à organização promovendo mais ações de formação em desenvolvimento pessoal e atividades que fomentem o autoconhecimento, como o coaching que passa a ser uma excelente ferramenta de trabalho, individual e de grupo, ao serviço da gestão de pessoas.
A competitividade do mercado de trabalho dita as regras.
Anualmente, variados estudos ______