REVISTA DIGITAL N.º 43 | OUTUBRO 2023

28 de Outubro de 2023





 Índice  


CALÇADO
MARKETING & VENDAS
GESTÃO & ESTRATÉGIA
RECURSOS HUMANOS
ECONOMIA
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
O QUE APRENDI NAS MINHAS VIAGENS
PRODUTIVIDADE & BEM ESTAR



START&GO - Revista nº 43| Outubro 2023 | Coordenadora: Mónica Monteiro (monicamonteiro@startandgo.pt) | Participam neste número:  António Costa, Carlos Brito, Fernanda Teixeira, Helder Ferreira, José Carlos Pereira, Luis Almeida Manuel Ribeiro, Maria de Jesus Fonseca, Moisés Vidal, Mónica Monteiro, Pedro Amendoeira, Rui Guedes, Sónia Silva, Vitor Briga

 NOTA DO  

 EDITOR 



Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.

Em Portugal, a tradição na produção de calçado é já bastante longa e ninguém poderia imaginar que seria, hoje, uma vantagem comparativa para a economia portuguesa. Composto fundamentalmente por pequenas e médias empresas demostra ser um exemplo de associativismo conseguindo posicionar a marca “made in Portugal” no país e no mundo. “Calçar os sapatos do Cliente”, como nos aconselha o José Carlos Pereira no seu artigo para esta edição, será certamente um aspeto fundamental na estratégia desta indústria.

Há uns dias num grupo onde estavam vários responsáveis pela gestão de pessoas de grandes empresas portuguesas, a preocupação era o futuro do trabalho com a incorporação da inteligência artificial. 

Como poderemos preparar as pessoas para esse futuro, que já é uma realidade? Bem, vivemos em tempos únicos e, na minha opinião, não há receitas milagrosas. Cada empresa é uma empresa, cada realidade é uma realidade. A verdade é que as pessoas e a tecnologia são pilares fundamentais das organizações, e não me parece que um possa substituir o outro. O desafio será certamente ensinar e preparar as pessoas para o melhor uso da tecnologia. Muitas novas oportunidades certamente surgirão 😊.

É nosso desejo que a Start & Go possa contribuir com conhecimento e informação que permita a todos os nossos leitores serem bem-sucedidos neste contexto atual.

Já sabe o que tem de fazer…

Votos de boas leituras,

Just Start & Go!!!

Mónica Monteiro





Newsletter Start&Go