Hoje José é socio gerente da Biclas e Triclas e trata da parte operacional da frota, Website, Marketing digital e conteúdos para plataformas de venda online. Já Sara é cara da nossa loja, prima no atendimento e coordena os guias e todas as reservas e contactos via mail. Juntos definem as estratégias e o rumo da Biclas e Triclas com o um cunho muito especial. Estivemos a conversa com estes empreendedores para saber um pouco mais do seu projeto.
1.
Como surgiu a ideia de criar a Biclas & Triclas?
Quando foi criada?
A ideia de iniciar um projeto que
contribuísse de forma positiva para a qualidade de vida na cidade do Porto, que influenciasse
a mentalidade coletiva para as boas
práticas já andava a fervilhar há algum tempo.
O Porto e o crescimento do turismo, a
visita de pessoas com hábitos mais saudáveis e amigos do ambiente e a minha
atração pelas biclas e transportes não poluentes foram os ingredientes
principais para dar corpo à ideia “Adoramos bicicletas e o Porto e queremos
que os nossos clientes adorem as nossas bicicletas e a nossa cidade”.
Em Maio de 2015 abrimos as portas da BICLAS
& TRICLAS - Rent a Bike and Tours, um negócio familiar, localizado
estrategicamente em Miragaia, no centro histórico do Porto e ao mesmo tempo
afastado o suficiente do rebuliço da cidade para partir tranquilamente num belo
passeio pelas margens do rio Douro até à praia.
Iniciamos com uma pequena frota de
aluguer composta por biclas (vulgo bicicletas) e triclas
(triciclos de três lugares movidos a pedais com assistência elétrica) que deram
notoriedade à nossa marca pela sua originalidade e empatia.
Com um percurso auspicioso estamos a caminho do 4º aniversário e estamos orgulhosos do nosso trabalho. Em 2018 as nossas biclas azuis são parte incontornável da paisagem da cidade, mais de 10000 clientes adoraram as nossas bicicletas e a nossa cidade.Abrimos uma segunda loja, aumentamos substancialmente e diversificamos a nossa frota, melhoramos os nossos serviços através da oferta de passeios guiados, experiências únicas e parcerias importantes, criamos trabalho para a nossa equipa experiente e bem disposta.
2. O que pode esperar um cliente que chega a
vossa loja?
A primeira impressão do cliente ao entrar na nossa loja é o aspeto simples e vivido do espaço, depois é recebido pelo sorriso e o cumprimento afável da Sara com um atendimento personalizado com dicas úteis sobre os melhores percursos e locais para visitar. O check-in é rápido e descomplicado, o preçário é justo (uma ida e volta à praia numa bicicleta, pode ser mais barato do que viajar em transportes públicos), dispomos de bicicletas fiáveis e confortáveis para todas as idades e para utilizações diversas.
A loja online em tricla.pt é o local preferido pelos clientes para reservar os nossos serviços. Com um aspeto sóbrio e informação detalhada sobre as nossas experiências e serviços, um sistema de pagamento seguro e claro, é a forma mais cómoda e mais aconselhada em períodos de grande procura.
3. Qual é o perfil dos vossos clientes?
O perfil dos nossos clientes é muito heterogéneo. De todas as idades, nacionalidades muito diversas, todos os extratos sociais, mais e menos exigentes, todos têm em comum o prazer por andar de bicicleta e partilham a ideia que a melhor forma para conhecer a cidade é a pedalar numa bicicleta.
4. Porquê a cidade do Porto? Está previsto o alargamento a outras cidades?
Porquê a cidade do Porto?! Porque é a
nossa cidade, embora no que diz respeito às bicicletas, por vezes não pareça, é
a cidade a que estamos ligados e conhecemos bem. O Porto ainda não é uma cidade
muito amiga das bicicletas mas esta tendência está a mudar muito por força dos
turistas que nos visitam e nos inspiram. Há muitos desafios pela frente e
espaço para crescer.
Através de parceiros fornecemos serviços em diversas cidades em Portugal e Espanha, como entrega ou recolha de bicicletas e bagagens.
5. Quais os principais desafios encontrados para implementar o projeto?
No inicio, tivemos as dificuldades
inerentes à nossa própria inexperiência neste e em qualquer tipo de negócio.
Que bicicletas comprar, onde comprar, a loja estava mal situada fora do fluxo
de turistas. O recrutamento de colaboradores com o perfil certo.
A informação confusa e a falta de uma
comunicação eficiente com os serviços administrativos acerca do exercício da
nossa atividade tornou o nosso inicio muito atribulado e esgotante.
Foi necessário entendermos o mercado e reinventarmo-nos por diversas vezes, procurar financiamento e alguma resiliência. Finalmente começamos a acertar nas estratégias e começamos a obter fruto e estabilidade.
6. Que
projetos para o futuro?
O nosso foco para o futuro está nos
pequenos nichos e mais virado para os habitantes da cidade. Estamos a
desenvolver parcerias e a criar pequenos pontos de entrega e recolha de
bicicletas no grande Porto para que o acesso a uma bicicleta seja mais fácil.
Acreditamos que a bicicleta é o verdadeiro transporte pessoal do futuro e o Porto e Portugal devem e têm que aderir às políticas europeias que colocam as bicicletas na categoria de transporte público e, por isso, acreditamos que vão existir no futuro próximo mais estruturas e vias reservadas aos ciclistas; o que vai potenciar o uso da bicicleta e, consequentemente, tornar as nossas cidades mais limpas e com melhor qualidade de vida.
Pense global, pedale localmente!