Mukishoes - A arte do Calçado Descalço
Descalço não apenas na areia - sempre que puder - para uma estrutura corporal saudável!
M arta Dias e Madlen Pinto fundaram a Mukishoes em 2018. A Madlen sempre foi entusiasta de andar descalça e a Marta na altura trabalhava como designer têxtil numa fábrica. As duas, mães recentes, já eram amigas com experiências na arte, desporto, moda e com vontade de criar um produto que não conseguiam encontrar no mercado - Um sapato que dá a sensação e benefícios de andar descalço, e que elimina o contacto com toxinas e plásticos desnecessários. Com atenção à regeneração de materiais e de produção local.
Start & Go - Como surgiu a ideia de criar a Mukishoes?
Marta e Madlen -A ideia surgiu num almoço entre amigos.
Histórias partilhadas de experiências negativas numa área polémica como a indústria têxtil. Entre começar a contactar fábricas e fornecedores passou ainda um ano.
S&G - Qual o conceito da vossa marca? O que é uma marca minimalista?
M & M - Isso nao se pode colocar só em uma ou duas palavras. Em primeiro lugar fazemos calçado descalço também conhecido por calçado "barefoot" ou "respeitador", isso significa um calçado minimal que respeita a forma natural do pé, é muito flexível, leve e dá a sensação de andar descalço. Protege do perigo de objetos que podiam magoar o pé ou de agressões do ambiente (chuva, frio, etc.) e ao mesmo tempo fortalece os músculos dos pés, evitando lesões ou posturas incorretas que danificam a saúde do nosso corpo.
Esse conceito minimalista do nosso produto espelha-se na forma de gerir o nosso negócio. Com consciência. Apoiamos um crescimento orgânico para sermos capazes de acompanhar a produção em Portugal, a escolha de materiais, práticas de salários justos, partilha de lucros e respeito para a equipa toda. Para isso obviamente temos que gerir uma margem para investir em futuros projectos e na melhoria do nosso produto.
Como marca temos a responsabilidade de apoiar projectos que vão partilhar valor com todos os envolvidos. Para isso precisamos de transparência na cadeia inteira de produção. Com parceiros e colaboradores locais mas também além fronterias, como no caso do algodão orgânico do Brasil que cresce em agriculturas regenerativas ou o cânhamo tem origem na Roménia, de um antigo negócio familiar.