In Search of Excellence - Tom Peters e Bob Waterman publicado em 1982

Não terei lido o livro em 1982, mas quando entrei no mercado de trabalho nos primeiros anos dadécada de 90 reli-o várias vezes.

13 de Maio de 2016

Não terei lido o livro em 1982, mas quando entrei no mercado de trabalho nos primeiros anos da década de 90 reli-o várias vezes.
Bem sei que os detratores apontam esta obra como a primeira da “era dos gurus”, desvalorizando o seu conteúdo. Mesmo os autores, passados alguns anos, apontaram algumas falhas…
A forma fácil da narrativa e a organização da obra permitem encontrar exemplos e descrições de como o sucesso foi construído em algumas organizações, buscando encontrar padrões generalizáveis. Na verdade, para quem estava habituado a livros de economia com modelos assentes em pressupostos e curvas “desumanas”, o relato de casos reais em situações “sem pressupostos” que relacionavam práticas de gestão com sucesso empresarial foi muito inspirador.
Ainda hoje retenho alguns aspetos da obra, entre os quais uma perspetiva sobre a inovação que apontava para que as empresas mais bem-sucedidas eram aquelas que apostavam em vários projetos e iniciativas, ficando assim com a possibilidade de falhar, dado que um erro não as levaria a uma situação sem retorno.

 

Por Luís Melo, Consultor

Newsletter Start&Go

Newsletter Start&Go