ANA ISABEL LUCAS
Consultora e Formadora
Fotografias D.R.
“SCAMPERIZAR 2021”: a palavra de ordem é reinventar
Uma grande parte da atual turbulência do mercado deve-se a fatores incontroláveis. A concorrência, a produtividade, as questões ambientais, etc., são alguns dos desafios deste mar turbulento.
e remar em águas agitadas requer perícia e engenho, acrescente-se a este mar uma pandemia e estão reunidas as condições necessárias para criar um tsunami.
São verdades como estas que limitam e aprisionam o pensamento. Não vemos as coisas como elas são, mas a partir daquilo que nós somos e em que acreditamos.
Para as empresas que navegam neste mar, só existe uma certeza – a incerteza é uma constante!
No final de 2019, início de 2020, as tendências professavam esta realidade “as empresas têm que se reinventar continuamente e implementar modelos de negócio baseados no digital e com práticas ecológicas”. Esta tendência não desapareceu! Veio para ficar e ficou bem vincada nos novos hábitos trazidos pela pandemia.
Perante um clima de incerteza, eleva-se no púlpito a criatividade e a palavra de ordem chama-se reinventar. A literatura sobre o processo da criatividade refere que o potencial criativo pode ser alimentado e que existem várias abordagens para potenciar a criatividade.
No entanto, o processo que conduz à criação de ideias contém em si inúmeras variáveis que contribuem para que uma ideia ganhe consistência e se torne num projeto, mas existe sempre um começo.
Partindo do pressuposto que existe um clima e uma cultura propícia a gerar ideias, porque não começar por S.C.A.M. P.E.R?
SCAMPER é o acrónimo das palavras em inglês: Substitute–Combine–Adjust – Modify-Put to other uses-Eliminate–Reverse.