MÓNICA MONTEIRO |
Representando 99% das empresas, 70% dos empregos e 60% do valor criado nos países da OCDE, as pequenas e médias empresas têm estado no epicentro da crise provocada pelo COVID-19. Portugal não é exceção a estas estatísticas.
Com o mundo a mudar vertiginosamente o que podemos esperar no futuro? Num exercício de pura “futurologia” lançamos um desafio a vários empreendedores e gestores de grandes PME’s do nosso país.
Como será a PME do futuro?
Pessoas e Tecnologias, são os aspetos que fundamentais para os nossos autores.
A revolução tecnológica está na ordem do dia e a pandemia veio reforçar a sua necessidade e viabilidade.
É certo que qualquer PME, para se manter competitiva no futuro, tem que explorar as vantagens que a tecnologia lhe oferece. Por outro lado, é curioso a importância das pessoas como potenciadores desta tecnologia, sejam colaboradores ou clientes.
Novos modelos organizacionais mais colaborativos e abertos permitirão a uma pequena empresa, com poucos recursos, explorar novas oportunidades para se manter competitiva. Este contexto obrigará a novas formas de liderança guiadas por um sólido propósito e uma visão clara do caminho a seguir.
Flexibilidade, adaptabilidade e uma forte capacidade para “ler” a envolvente são as competências do futuro.
O futuro chegou mais cedo! As pequenas e médias empresas passarão por uma significativa transformação e só terão sucesso se forem capazes de identificar oportunidades e de se readaptarem para responder de forma proativa às mesmas. Só terão sucesso se forem empresas de pessoas para as pessoas.
Boas férias
Just Start & Go!
Mónica Monteiro
■ PME do Futuro
■ GESTÃO & ESTRATÉGIA
■ MARKETING & VENDAS
■ RECURSOS HUMANOS
■ FINANÇAS
■ O QUE APRENDI NAS MINHAS VIAGENS
■ TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
■ PRODUTIVIDADE & BEM ESTAR