1 de Junho de 2023


IMG




JÚLIA LAGINESTRA

Economista



A economia do futuro é circular



O impacto ambiental causado pela atividade humana apresenta tendência de crescimento exponencial, que pode ser observada no caso da produção de lixo e resíduos. Tendo como base este cenário, a economia circular surge enquanto ferramenta para reformatar a economia tradicional em linha que desconsidera o reaproveitamento de recursos e resíduos.


N

um mundo onde há escassez de recursos e impacto negativo na vida dos seres vivos devido a diversos fatores, e sendo um deles a economia linear, a economia do futuro deve ser desenhada de forma a maximizar o tempo de vida útil dos bens produzidos, assim como das matérias-primas utilizadas. Ainda quanto ao tempo de vida útil, este deverá ser interpretado como flutuante, já que a matéria-prima poderá transitar entre diferentes cadeias produtivas, o que significa que uma matéria que tenha seu tempo de vida útil finalizado em um determinado ciclo, poderá ser incorporada como recurso em outro ciclo, formando assim, uma teia de produção móvel que funciona como um sistema de engrenagens e conecta diferentes setores.

Ainda nesta perspetiva, é importante perceber que os loops da matéria ou do produto internos ao ciclo devem ser priorizados quando em comparação com o input de novos recursos, sendo este, o princípio que torna possível o sistema de engrenagens conectadas. Para que o loop seja exequível, a criação e 


produção do produto devem sofrer adaptações tornando o processo produtivo rentável e eficiente. Ao fim do ciclo da economia circular, estas adaptações podem resultar em diferentes tipos de destinos para o produto, sendo um deles a reutilização. Este destino entrelaça o processo produtivo das organizações com as necessidades dos consumidores, o que torna a adaptação mencionada crucial para que haja uma expansão da curva de utilidade para cada consumidor, delineando uma estratégia que torne atrativa e possível, a manutenção do produto por mais tempo.

Mais do que um tipo de processo produtivo a implementar em empresas, para que a economia circular torne-se um formato aplicável em grande escala no futuro, o envolvimento dos consumidores é essencial no que diz respeito è adaptação do estilo de vida, da forma de consumir e da mentalidade, fatores estes que tornarão possível o formato circular dos ciclos produtivos e de consumo. Durante os próximos anos e de acordo com a tendência que se observa nos incentivos, financiamentos e subsídios governamentais para o processo de transição de empresas de um formato 


linearizado de produção para um circular, é possível que seja observado um lack de mentalidade voltada para uma economia circular dos consumidores quando em comparação com as organizações. O minimizar deste lack das pessoas individuais deverá ser um dos próximos passos a ser dado já que, como anteriormente mencionado, para o funcionamento do formato circular, é essencial a participação dos consumidores.

Assim sendo, um modelo económico baseado em circuitos fechados, quando aplicado de forma transversal à sociedade, permite tornar eficiente o consumo de matérias, reduzir custos de produção, colaborar para um futuro mais verde e gerar, simultaneamente, mais qualidade de vida e desenvolvimento económico com base na regeneração e reaproveitamento do capital natural.





Newsletter Start&Go