CLÁUDIA LARANJEIRA
Marketing & Digital Business Researcher
A GESTÃO DA EQUIPA NO SUCESSO DE UM PROJECTO
Para podermos avaliar a importância da gestão da equipa no sucesso de um projecto, é necessário destrinçar os diferentes conceitos envolvidos, e a forma como são definidos. Só após a análise dos vários componentes da questão apresentada é então possível avaliar o efectivo impacto da gestão da equipa no resultado final de um projecto.
este artigo parte-se da definição do que é considerado um projecto de sucesso, para então chegar ao papel que uma equipa tem, e em concreto o processo da gestão dessa mesma equipa, no outcome final de um projecto.
O que define o Sucesso de um Projecto
O sucesso de um projecto pode ser definido de forma diferente pelos diversos intervenientes e stakeholders do mesmo, de acordo com as métricas e os critérios utilizados para a avaliação do sucesso, mas também com o tipo de projecto que está a ser aferido.
De acordo com Müller e Turner (2007) os critérios de sucesso variam de projecto para projecto, e o que pode ser um desvio aceitável num projecto específico, pode ser um erro fatal noutro. Também as próprias pessoas avaliam o sucesso de um projecto de forma distinta dependendo dos seus objectivos pessoais. E diferentes culturas têm inclusive leituras divergentes do que consideram ser o
sucesso de um projecto, dando ênfase a aspectos diversos.
É importante destrinçar a diferença entre o sucesso de um projecto, que apenas pode ser medido após o término do mesmo, e o sucesso da performance de um projecto, que pode ser medida durante o desenvolvimento do projecto (Cooke-Davies, 2002). Embora o sucesso final de um projecto tenha sido frequentemente associado ao sucesso da gestão do mesmo, tem sido demonstrado que estes não estão necessariamente relacionados, tendo em conta que os objectivos de cada um são diferentes (Munns & Bjeirmi, 1996). É possível um projecto ser bem sucedido apesar de ter existido uma fraca gestão do mesmo, e o inverso também é uma possibilidade (Witt, 1988).
De acordo com Munns e Bjeirmi “Um projecto pode ser considerado como a conquista de um determinado objectivo, que envolve uma série de actividades e tarefas que consomem recursos, e que tem de ser completado de acordo com especificações definidas, tendo uma data definitiva de começo e fim”. Já em contraste e, de
acordo com os mesmos autores, a gestão de projecto de uma forma resumida pode ser definida como o processo de gerir o projecto aplicando uma série de ferramentas e técnicas, utilizando os recursos e estruturas existentes. A gestão de projecto está assim orientada naturalmente para o planeamento e controlo, apresentando um foco distinto do projecto.
É importante ter em conta que, independentemente de a relação entre estes dois conceitos nem sempre estar interligada, a gestão de projectos pode desempenhar um papel relevante no sucesso de um projecto, embora esse papel seja afectado por factores externos que saem do controlo directo do gestor do projecto e que podem influenciar o outcome do mesmo (Munns & Bjeirmi, 1996). Uma boa gestão de projecto pode contribuir para o sucesso de um projecto mas é improvável que consiga prevenir o fracasso do mesmo (Witt,1988).
Assim sendo é pertinente focarmo-nos nas variáveis que podem contribuir para o sucesso da gestão do projecto, e consequentemente para o sucesso do projecto.