IA e a experiência do consumidor
Compreender como o consumidor está a realmente experienciar a loja é o principal objetivo da AssetFloow.
K atya Ivanova e Ricardo Santos conheceram-se num projeto partilhado pelas empresas em que anteriormente colaboravam. Katya é empreendedora, em consultoria de negócios e inovação promovendo a cooperação com start-ups e PMEs. Por sua vez, Ricardo Santos foi co-fundador da Heptasense, uma empresa de inteligência artificial, destacada pela Forbes e Wired como uma das mais inovadoras da Europa. Juntos fundaram a AssetFloow.
A AssetFloow é uma startup portuguesa, com sede em Lisboa, que surgiu, como explica a co-fundadora "com o intuito de desenvolver modelos de inteligência artificial que são capazes de perceber como as pessoas usam um espaço, baseando-se em análise comportamental, obtendo resultados mais precisos enquanto protegemos a privacidade do consumidor".
A ideia de criar a AssetFloow surgiu junto de potenciais clientes de retalho e real-estate “na qual não havia nenhuma solução no mercado para o que estes procuravam, e convidei o Ricardo a desenvolvê-la comigo”.
É difícil no retalho físico dar a mesma experiência que existe no retalho online. Ao contrário de qualquer e-commerce, as lojas físicas enfrentam uma limitação muito óbvia quando se trata de testar novos layouts. Há um custo implícito na movimentação de produtos, prateleiras ou displays na loja. Além disso, há um atraso tangível na medição dos resultados. “Com a AssetFloow é possível perceber como o espaço é usado por diferentes tipos de consumidores, colocando estrategicamente os produtos nos percursos dos mesmos, estimulando comportamentos de compra”, diz-nos a empreendedora.
Katya Ivanova, co-fundadora e CEO da AssetFloow