ANA NEVES
Transformational Projects Executive Lead @ Galp
A Insustentável Leveza das TI
A rápida evolução da tecnologia tem colocado as Tecnologias da Informação (TI) como uma das áreas com impacto mais expressivo no desafio da Sustentabilidade. Podemos dividir esta temática em duas áreas, as TI Sustentáveis e as TI como enabler e acelerador da Sustentabilidade.
obsolescência programada dos produtos, passando pelo crescente consumo energético que o seu funcionamento exige até ao volume significativo de resíduos eletrónicos(e-waste), mostram como é urgente a discussão da sustentabilidade das TI nas empresas. De acordo com dados das Nações Unidas foram descartadas 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrónico, só em 2019, apenas sendo reciclado cerca de 17,4% desse valor. Este problema tem vindo a agravar-se anualmente, sendo esperado atingir-se 74,7 milhões de toneladas já em 2030, um verdadeiro tsunami de resíduos tecnológicos por tratar com as consequentes e óbvias implicações ambientais e de saúde pública daí resultantes. (1)
As empresas devem analisar cuidadosamente o ciclo de vida dos equipamentos, garantindo a máxima circularidade dos mesmos, ao prolongar o tempo de vida dos produtos e dos materiais utilizados, recuperando-os e reutilizando-os em final de vida, com especial atenção à monitorização da pegada de carbono e otimização da sua