rápida e eficaz, é fundamental para entregar experiências de cliente superiores, obter elevados graus de satisfação e vantagens competitivas.
Muitas vezes, a ética é encarada como um entrave, é associada a processos mais lentos, à recusa de “atalhos” e à perda de oportunidades. Mas esta é uma visão de curto prazo. Se o objetivo é crescer de forma sustentável, se é estar no mercado por muitos anos, é necessário construir uma reputação e é impossível fazê-lo sem ética.
Como Warren Buffett afirmou “São necessários 20 anos para construir uma reputação e apenas cinco minutos para destruí-la.”
As PME que adotam uma abordagem ética na gestão de clientes crescem com base em reputação, em relações estáveis, recomendações orgânicas. Esta é uma base sólida, mais resiliente, que permite maior previsibilidade, margens mais saudáveis e uma capacidade superior de adaptação em contextos de incerteza.
A ética não atrasa o crescimento, protege-o e torna-o sustentável.
A Ética na Gestão de Clientes: Na Prática
Integrar a ética na gestão de clientes exige convicção, clareza e consistência.
Definir e comunicar as “linhas” que não devem ser de todo ultrapassadas e ter presente que, tal como Clayton M. Christensen afirmou a única forma de evitar as consequências de concessões morais desconfortáveis é nunca começar a fazê-las, por mais pequenas que possam parecer no início.
As pessoas assumem um papel determinante no desenvolvimento de uma cultura de gestão de clientes ética. Atrair e reter as pessoas certas é difícil, mas fundamental e uma gestão de clientes ética permite criar um círculo virtuoso nesta área.
Definir e acompanhar alguns KPIs que orientem as pessoas e permitam conhecer o impacto, perceber se a organização está no caminho certo e se é necessário realizar algumas medidas também é importante.
Dois exemplos a considerar são:
O NPS (Net Promoter Score), que nos informa sobre a probabilidade dos clientes recomendarem a empresa e os seus produtos ou serviços a amigos ou colegas.
O CLV (Customer Lifetime Value) que nos informa sobre o valor vitalício
Na prática uma gestão de clientes ética incluí por exemplo: Promessas comerciais realistas e transparentes;
Tratamento respeitador dos dados e da privacidade do cliente;
Resolução de conflitos de forma justa e empática; Rejeição de práticas de venda agressivas ou manipuladoras.
Integrar a ética na gestão de clientes exige convicção, clareza e consistência.
Implementar a ética na gestão de clientes é integrá-la na cultura organizacional, onde a liderança, os KPIs, os processos e as pessoas têm um papel muito importante
Mais do que uma Questão Moral uma Decisão Estratégica
De notar que à medida que a Inteligência Artificial se torna mais presente na gestão de clientes, desde o uso de dados preditivos até à automatização de interações, a ética assume um papel ainda mais central. Como garantir que os dados dos clientes são utilizados com respeito? Como equilibrar personalização com privacidade? A tecnologia traz muitas possibilidades, mas também exige responsabilidade. A utilização de IA de forma transparente, com consentimento e foco no valor para o cliente é uma mais-valia.
Adotar uma abordagem ética na gestão de clientes é mais do que uma questão moral ou responsável, é uma forma inteligente de gerar confiança, construir relações duradouras, aumentar a reputação, atrair novos clientes, diferenciar-se e crescer de modo sustentável.