Start & Go - Como surgiu a ideia da Miristica?
Inês
Avelar - Há cerca de 5 anos atrás, bastante insatisfeita com a falta eficácia
de alguns cosméticos que encontrava no mercado e com a quantidade de
ingredientes nocivos que estes contêm, fiz o meu primeiro desodorizante com
apenas 3 ingredientes (óleo de coco, bicarbonato de sódio e amido de milho), na
cozinha da minha casa.
Experimentei
e fiquei tão surpreendida com os resultados que decidi começar a fazer mais
coisas para mim, à base de plantas, óleos vegetais e óleos essenciais e assim
substituir as que comprava.
Após
diversas experiências caseiras, descobertas e um fascínio cada vez maior por
este novo hobby, decidi transformá-lo em algo mais sério e dedicar-me a criar a
minha própria marca de cosméticos, apenas com ingredientes naturais, vegetais e
minerais, biológicos e produzidos de um modo sustentável, com o máximo de
ingredientes locais e uma rotulagem fácil de entender. Assim surgia a Miristica
(Noz Moscada).
Ao
longo deste tempo e à medida que a Miristica foi "amadurecendo",
tornei-me vegana pois não pretendia compactuar mais, de forma alguma, com o
sofrimento animal.
Acompanhando
as mudanças na minha forma de pensar e ver o mundo, a Miristica ganhou um papel
mais ativista e de consciencialização, pretendendo alertar para o sofrimento
animal provocado pela indústria cosmética, não só pela grande utilização de
ingredientes de origem animal, como através dos testes em animais.
SG - Qual foi o maior desafio sentido
até ao momento com o desenvolvimento do projeto?
IA
- O maior desafio foi a introdução dos produtos cosméticos no mercado uma vez
que existem normas rigorosas a cumprir e muitas despesas associadas, o que
dificulta a entrada no mercado de novas e pequenas empresas, sem qualquer tipo
de apoio financeiro.
Senti
dificuldades em saber exatamente o que era necessário a nível de espaço de
fabrico e de certificação dos produtos, uma vez que a informação existente
muitas vezes é vaga e dispersa, sendo até por vezes contraditória.
A
nível legal, não há grande diferença entre ter um fabrico pequenino e artesanal
ou uma produção industrial, sendo necessário seguir os mesmos procedimentos e
normas a nível de espaço, análises às fórmulas e produtos e até no próprio
fabrico (utensílios e equipamentos de medida, controlo de qualidade e
segurança, tipo de embalagens utilizadas, entre outras).
SG - Qual é a principal visão para o
projeto?
IA - Ser uma
marca de cosmética vegana e biológica de elevada qualidade, reconhecida como
artesanal, 100% natural, mantendo sempre a consciência ambiental e o respeito
pelo ser humano e pelos animais.
SG - Qual tem sido a adesão do mercado
ao vosso conceito e aos valores da marca?
IA - Existe uma preocupação cada vez maior dos consumidores com os produtos que utilizam no dia-a-dia e que aplicam na sua pele. Nos últimos anos tem-se verificado uma procura crescente de produtos naturais, veganos, sustentáveis e ecológicos. Seguindo esta preocupação cada vez maior e esta procura por parte dos consumidores, a adesão aos produtos Miristica tem vindo também a crescer cada vez mais.
SG - Qual o vosso mercado preferencial?
IA - Comercializo os produtos que confeciono através da minha Loja Online e em alguns Mercados/Eventos. Dado o carácter da produção, artesanal e em pequena escala, a minha preferência recai sobre o mercado online, uma vez que me permite uma gestão de stock mais eficaz. Os Mercados/Eventos permitem-me dar a conhecer os produtos a mais pessoas e permitem que as pessoas os experimentem e tenham um contacto mais direto comigo, no entanto, requerem bastante preparação e uma logística maior, por isso não consigo estar presente nestes com muita frequência. Sempre que tenho capacidade para participar em Mercados/Eventos, opto pelos que vão de encontro aos valores da Miristica como o Veganismo, Sustentabilidade e Ecologia.
SG - Nasceram com loja online, está
prevista uma loja física? Acham que seria importante para o crescimento do
negócio?
IA - A Miristica é uma microempresa, toda a produção é assegurada por mim e a procura dos meus produtos online é bastante grande, pelo que não sinto necessidade de abrir uma loja física. Ao ser eu a confecionar todos os produtos, a fazer a comercialização na Loja Online e ser eu própria a falar com os clientes, consigo manter uma relação mais próxima entre produtor e consumidor. Se tivesse uma loja física, iria necessitar de intermediários, uma vez que não conseguiria manter a produção e estar na Loja a receber os clientes no dia-a-dia. A meu ver, com a introdução de uma Loja Física, perdia esta relação mais direta que tanto prezo e que faz parte dos valores centrais da Miristica: a proximidade entre produtor e consumidor, bem como o respeito e valorização de todos os envolvidos - dos agricultores que cultivam as matérias-primas que utilizo até ao cliente final que adquire os produtos Miristica e que os utiliza no seu dia-a-dia.
SG - Quantos colaboradores tem
atualmente a Miristica?
IA - Atualmente a Miristica é constituída apenas por mim, no entanto, conto com a preciosa ajuda e apoio do meu namorado (Developer/Webmaster) para manter a Loja Online a funcionar nas devidas condições e de uma grande amiga minha (Designer) e colega de Universidade, que me tem acompanhado desde as minhas primeiras experiências caseiras e ajudado a criar a imagem da Miristica, o Design dos rótulos, do próprio Website/Loja Online, a fotografar os produtos, etc.
SG - Projetos para o futuro?