ADRIANA GONÇALVES
Estrategista de Marca Pessoal
O poder das histórias na era da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial até pode dar estrutura, mas é a infusão da emoção humana que dá vida às narrativas.
o entanto, no meio deste mar digital também surge uma confirmação: o poder das narrativas e das histórias não é apenas relevante, mas crucial. Ou seja, a IA até pode realizar tarefas de forma eficiente, mas é o toque humano que realmente deixa impacto.
Pois, embora este recurso possa analisar textos e identificar padrões de linguagem, a sua compreensão por trás das palavras ainda é limitada em comparação com a capacidade humana de interpretar e apreciar histórias.
As marcas pessoais devem ser transparentes sobre os processos e valores, construir uma relação de confiança com o seu público. Aliás, já são muitos os empreendedores que querem conquistar a sua pegada digital e estão a perceber cada vez mais que o seu público anseia por conexões genuínas.
"As pessoas não compram apenas produtos ou serviços, elas compram relacionamentos, histórias e magia." - Seth Godin
Porque a resposta está na confiança, na transparência e na honestidade que vem nas narrativas que nos conectam a um nível mais profundo.
Contar histórias é uma das ferramentas mais poderosas que os seres humanos possuem naturalmente e quando nos identificamos com uma história, a realidade é que fortalecemos laços sociais e emocionais, algo que a IA para já ainda não consegue.
Estas narrativas dão um contexto significativo que ajuda as pessoas a lembrarem-se do conteúdo por mais tempo.
Ao invés de simplesmente apresentarem argumentos lógicos, as narrativas com base em histórias também são uma fonte de entretimento:
• Que nos faz viajar pelos sentidos (branding sensorial);
• Que nos inspira a movimentar de alguma forma;
• Que apela às nossas emoções e experiências pessoais.
Embora a IA simplifique os processos, é essencial lembrar que o verdadeiro envolvimento muitas vezes
reside nas nuances da expressão humana – nas imperfeições, na espontaneidade e na autenticidade crua da narrativa.
No entanto, também surge uma história de advertência – que pertence ao visual. O surgimento de imagens geradas por IA tem gerado debates, onde algumas pessoas veem isto como uma revolução na criatividade, enquanto outras pessoas condenam as suas implicações.
Anulamos a essência quando recorremos a IA para produzir imagens e diminuímos os anos de estudo, prática e refinamento que os fotógrafos passam para dominar o seu ofício.
Essência esta que acaba também por ser o diferencial competitivo mais poderoso de uma marca pessoal e que reside na capacidade de comunicar valores, paixões e experiências de forma eficaz.
É aqui que estas narrativas com essência oferecem uma oportunidade única para os empreendedores mostrarem a sua visão ao incorporar os seus valores com o objetivo de construir uma comunidade em torno da sua marca.