ADRIANA GONÇALVES
Branding, Marketing e Posicionamento Digital
A importância da marca pessoal para as mulheres
Desde muito nova, cresci a ver a minha mãe como empreendedora. Ela tinha um cabeleireiro e passava horas a trabalhar para garantir que não nos faltava nada, a mim e ao meu irmão.
aquela altura, não entendia bem o que significava ser empreendedora, mas sempre admirei a coragem, determinação e dedicação que a minha mãe depositava em fazer o seu negócio crescer.
A jornada não foi fácil para ela. Como mulher empreendedora, enfrentou vários desafios ao longo do caminho, como a pressão de ser mãe, cuidar da família e da casa, ao mesmo tempo que geria o seu negócio.
Infelizmente, ainda enfrentamos barreiras quando tentamos entrar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Um estudo da Eurostat “Gender Pay Gap Statistics” mostrou que, em média, as mulheres ganham 14,1% menos do que os homens em toda a União Europeia. Continua a existir preconceito, desigualdade salarial e falta de representatividade em cargos de liderança.
Ter crescido com uma mãe empreendedora teve um impacto significativo no meu futuro.
Com o seu exemplo, compreendi que a confiança é fundamental e que quando uma mulher é confiante, consegue defender os seus interesses, mostrar o seu valor e comunicar melhor as suas ideias.
A forma como nos apresentamos e comunicamos com os outros tem impacto e foi também esse o motivo que me levou a mergulhar de forma profunda no Branding e Marketing pessoal nos últimos anos, para ajudar e encorajar mulheres a construir a sua marca pessoal com confiança, intenção e significado.
A marca pessoal não se trata apenas de como nos apresentamos nas redes sociais, mas sim de quem somos, do que fazemos e do valor que podemos oferecer. Ao desenvolver a nossa marca, podemos comunicar efetivamente o nosso valor único e destacar as nossas habilidades e competências.
Um estudo realizado pela Universidade de Harvard concluiu que a construção de uma marca pessoal é fundamental para o sucesso profissional, uma vez que permite que as pessoas comuniquem melhor as
suas ideias e mostrem o seu valor a clientes e empregadores.
Quando a tua marca pessoal reflete quem tu és e o que podes oferecer, torna-se uma ferramenta poderosa para alcançares os teus objetivos.
Como podes começar já a desenvolver a tua marca pessoal?
Investe no teu autoconhecimento
O autoconhecimento é essencial para o teu desenvolvimento pessoal e profissional, pois permite que entendas quem és, quais são as tuas habilidades, competências, valores e objetivos.
Quando ganhas consciência destes elementos, podes tomar decisões mais conscientes e alinhadas com o teu propósito e objetivos.
Ao desenvolver o autoconhecimento, aumentas também o teu amor-próprio e a confiança, o que impacta positivamente outros aspectos da tua vida, incluindo relacionamentos, saúde mental e sucesso profissional.
Vamos colocar as “mãos na massa”?
Pega numa folha e numa caneta, e tenta responder às seguintes questões:
● Se tivesses que escolher três